quinta-feira, 20 de março de 2014

Trunfo de Oswaldo, 'quinteto mágico' do Peixe tem mais gols que Palmeiras


Segundo colocado geral do Campeonato Paulista, o Santos tem um trunfo para derrotar o Palmeiras, domingo, às 16h, na Vila Belmiro, e alcançar o topo da classificação geral da competição. Com a volta de Thiago Ribeiro, o “quinteto mágico” de Oswaldo de Oliveira se reúne novamente: promessa de gols no clássico. Juntos, Cícero , Gabigol, Geuvânio, Thiago Ribeiro e Leandro Damião marcaram mais gols que todo o time alviverde no estadual.


No “democrático” ataque santista, Cícero, Gabigol e Geuvânio têm seis gols. Thiago Ribeiro fez cinco. Leandro Damião, que não treinou na quarta-feira por causa de um incômodo no tornozelo esquerdo, balançou as redes quatro vezes. Dos 37 gols alvinegros, 27 foram marcados por algum dos membros do quinteto. O Verdão fez 26.


Info_ATAQUE-do-Santos (Foto: Infoesporte)


Os cinco santistas não só marcam gols em grande quantidade, como também de forma regular. Em apenas duas das 14 rodadas do Paulistão um dos integrantes do ataque não balançou as redes. Uma das melhores apresentações do time foi exatamente em um clássico disputado na Vila Belmiro: na vitória por 5 a 1 sobre o Corinthians, Thiago Ribeiro marcou dois, e Gabigol, um.


O bom desempenho dos atacantes puxa o restante do timre. Até o volante Arouca, o jogador mais recuado do meio-campo alvinegro, curte fase artilheira: em 13 jogos, foi às redes duas vezes - antes do início da temporada, ele havia marcado apenas dois gols em mais de 200 partidas com a camisa do Santos.


Artilheiros afiados


Geuvânio Cícero Thiago Ribeiro Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Geuvânio e Cícero vivem grande fase em 2014 (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)


Três jogadores lideram a lista de goleadores. Afiados, Cícero, Gabigol e Geuvânio foram os autores dos gols do Alvinegro no empate por 3 a 3 contra o Rio Claro, no último domingo.


Balançar as redes não é novidade para Cícero. Ele foi artilheiro do time na temporada passada - com 24 gols em 68 jogos - e, desde a implantação do quinteto, tem jogado mais recuado. Mesmo assim, segue goleador. Jogando como volante, já marcou duas vezes.


- Nosso time joga para frente, mas tem ue ter cuidado ali atrás - comenta o camisa 8.


Outro acostumado a fazer gols é Gabigol. Pelo menos foi assim na base santista, onde fez mais de 600. Em 2014, a fase é tão boa que, mesmo sem vaga no ataque, acabou ganhando oportunidade no meio-campo e não saiu mais do time.


Geuvânio também vive grande fase. Até o início da temporada, ele ainda não tinha marcado gols com a camisa alvinegra. Mas a timidez deu lugar à confiança, e a média em 2014 é de quase um gol a cada duas partidas.


Para segurar o quinteto mágico alvinegro, os comandados de Gilson Kleina apostam no seu bom retrospecto defensivo: em 14 jogos, a equipe sofreu apenas 11 gols. Só o Ituano levou menos - 10, ao todo.