quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ainda fora de forma, Thiago Ribeiro não deve ser titular contra o Cruzeiro


Principal contratação do Santos pós-Neymar, Thiago Ribeiro teve apenas os 30 primeiros minutos do amistoso contra o Barcelona para mostrar seu futebol à torcida alvinegra. O atacante ainda readquire a melhor forma física após longo tempo sem trabalhar com bola - pouco antes de se apresentar ao Peixe, o jogador teve 50 dias de férias no período que defendia o Cagliari, da Itália - e, pelo menos por enquanto, será opção no banco de reservas. O técnico Claudinei Oliveira espera ter o reforço 100% à disposição o quanto antes, mas com serenidade no processo.


- Vamos tentar colocar ele (Thiago Ribeiro) em forma o mais rápido possível. Os demais jogadores vão treinar só à tarde, mas nesta quinta-feira, ele vai treinar de manhã também. Não vou dimensionar (quando o atacante estará 100%) até porque a fisiologia também não nos passou essa análise. Como ele não tem condição de atuar durante os 90 minutos, ainda não é bom começar com ele. Vamos colocá-lo em ritmo o mais rápido possível, mas com tranquilidade, para que ele renda o melhor futebol. Ele será cobrado por isso (rendimento). Então temos de respeitar - explica.


Thiago Ribeiro, atacante do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Ainda fora de forma, Thiago segue como opção no Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)


Enquanto Thiago Ribeiro ainda busca uma melhor condição física, os outros dois reforços contratados para a sequência da temporada não só estão 100% como já brigam por vaga na equipe. Tratam-se dos laterais Cicinho e Eugenio Mena. No empate por 1 a 1 com o Corinthians, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, o primeiro vestiu a camisa 4 do Santos e foi titular na lateral direita. Já o chileno, reserva, foi a campo no segundo tempo, no lugar de Léo. Claudinei, porém, ainda evita prever os dois como titulares absolutos.


- (Contra o Corinthians) Eu achei que era o momento de colocar o Cicinho no lugar do Galhardo porque ele (Cicinho) é rápido e eles não teriam um jogador aberto daquele lado, pois o Emerson estava suspenso. O Mena é importante tanto técnica quanto taticamente. Quando achar que ele deve jogar, ele joga. É como o Léo. Hoje, o titular é o Léo. Amanhã, pode ser o Mena. Tenho de olhar igual para todos, sejam reforços ou jogadores mais antigos. O Alison, por exemplo, nem foi para Barcelona e foi titular (contra o Corinthians). Terá momento para tudo - justifica.


Sem Willian José, expulso diante do Corinthians, e com Thiago Ribeiro ainda sem ritmo, a camisa 9 do Santos deve ser vestida por Giva no próximo compromisso da equipe no Brasileirão - domingo, às 16h (horário de Brasília), contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela 13ª rodada da competição. Com dois jogos a menos (as partidas ante Náutico e Internacional foram adiadas devido à viagem santista para Barcelona), o Peixe ocupa o 14º lugar do torneio, com 13 pontos.