O equilíbrio tem sido a marca deste Campeonato Brasileiro de 2013 após 13 rodadas disputadas. Desde 2008, a diferença entre o primeiro colocado e o lanterna não era tão pequena. O Cruzeiro é o primeiro colocado da atual edição com 25 pontos, enquanto o Náutico, no último lugar da classificação, tem oito pontos, uma diferença de 17 pontos. O comentarista do SporTV Raphael Rezende classifica a competição como uma verdadeira "gangorra" (assista ao vídeo).
- Tem uma gangorra no Campeonato Brasileiro. Nessa rodada isso ficou muito claro, tem um equilíbrio e o campeonato é nivelado. A gente viu um Grêmio buscando a vitória fora de casa, mesmo com os desfalques, contra o Bahia. Uma vitória surpreendente do Vasco dentro do Couto Pereira. O Inter não se afirmou dentro de casa contra o Atlético-PR. Numa determinada rodada, a torcida pode reclamar, mas ali na frente o time pode buscar fora de casa um resultado que ninguém esperava. Esse equilíbrio permite isso dentro do Brasileiro.
Cruzeiro, apesar de líder, não passou de um empate com o Santos em casa (Juliana Flister/Vipcomm)
O comentarista Carlos Eduardo Lino vai além e destaca as "boas partidas" da competição, proporcionadas justamente pelo equilíbrio na tabela.
- A necessidade e o momento do campeonato estão proporcionando boas partidas. O Fla-Flu foi assim, dois times necessitados botando atacantes, partindo para cima. O campeonato começa a esquentar de um jeito legal, porque não tem ninguém disparado e não tem ninguém abaixo demais da média. Está todo mundo competitivo.
Desde 2006, quando o Campeonato Brasileiro passou a ter 20 clubes, apenas na edição de 2007, com o Botafogo líder, a pontuação do primeiro colocado era tão baixa como agora, com os mesmos 25 pontos após 13 rodadas.