terça-feira, 6 de agosto de 2013

Dirigente do Santos critica calendário e defende excursões para Europa


Odilio Rodrigues vice presidente Santos (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação Santos FC)Odílio quer reforma no calendário (Foto: Pedro

Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação Santos FC)


Reformulação do calendário brasileiro e intercâmbio com o futebol europeu. É nessa dobradinha que o vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues, aposta para diminuir o abismo entre o futebol praticado no Brasil e no Velho Continente. Ainda abalado após a derrota do Peixe para o Barcelona, pelo Troféu Joan Gamper, o dirigente cobra providências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


- O Santos, assim como alguns clubes brasileiros, solicitou um estudo sobre a reformulação do calendário do futebol. Entre os frutos, teríamos a possibilidade de clubes excursionarem no exterior. Nós defendemos o intercâmbio com outros times, especialmente do futebol europeu - argumenta Odílio Rodrigues.


O discurso por um novo modelo no futebol brasileiro ganhou força após a impiedosa goleada do Barça sobre o Alvinegro por 8 a 0, na última sexta-feira. Apesar do placar elástico, o cartola exaltou a experiência.



- O Santos continua defendendo a necessidade de fazer amistosos (contra times europeus). O clube está muito firme nessa posição. Queremos conhecer vários mercados e enfrentar times grandes. Não faz sentido ter medo ou receio de fazer jogos contra esses times - explica o dirigente.


- Não estamos arrependidos de ter marcado o amistoso (contra o Barcelona). O futebol brasileiro tem que ter a humildade de entender que tem que estar mais próximo do continente europeu: o que eles fazem e como eles trabalham.


Odílio Rodrigues crê que o Mundial da Fifa de 2011, quando o Santos foi derrotado pelo Barcelona na decisão, foi o momento que tornou clara a necessidade de levar o Peixe para fazer intercâmbio com outros mercados do futebol mundial.


- Quando foi para Tóquio o Santos se assustou com o que viu. Ele não estava preparado, e uma das causas é exatamente o calendário - destaca.