Em passagem pelos Estados Unidos para acompanhar o retorno do New York Cosmos ao futebol profissional, Pelé se disse emocionado por reviver a época em que ajudou o esporte a se desenvolver no país, mas também citou uma realidade que, no Brasil, não é muito bem vinda. O Rei ainda disse que as "meninas" americanas são melhores que as nossas com a bola nos pés (assista ao vídeo).
- O futebol aqui nos Estados Unidos não era conhecido quando vim para cá, a gente dava clínicas para as crianças nos colégios, e hoje o futebol é no mesmo nível do futebol do mundo todo, principalmente as meninas, que são melhores que as nossas meninas do Brasil, as meninas americanas foram campeãs várias vezes - disse Pelé.
Os números dão razão a Pelé. Na primeira Copa do Mundo da categoria, em 1999, o Brasil foi eliminado na semifinal pelos EUA. Nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008, as americanas venceram as brasileiras na decisão nas duas vezes, ambas na prorrogação. Em 2007, aconteceu o grande triunfo das brasileiras, que superaram as americanas por 4 a 0, e faturaram a medalha de ouro no Pan do Brasil. Na Copa do Mundo de 2011, o Brasil perdeu nas quartas de final, novamente para os EUA, nos pênaltis.
Pele e Carlos Alberto Torres New York Cosmos
(Foto: Divulgação / New York Cosmos)
Para Pelé, a sua ida para o Cosmos em 1975, e de outros jogadores, foi importante também para difundir o nome do Brasil no exterior.
- Ver a promoção que nós fizemos para o Brasil trazendo o futebol para os Estados Unidos me deixou muito emocionado.
Carlos Alberto Torres, capitão da seleção campeã do mundo em 1970, também está nos Estados Unidos para assistir ao retorno do Cosmos. Para o ex-jogador, a presença de alguns craques do futebol mundial no país contribuíram sim para a evolução do futebol.
- Foi primordial primeiro a vinda do Pelé, depois o (italiano) Giorgio Chinaglia, depois o Beckenbauer e depois eu vim. Acho que foi importante, pelo menos há o reconhecimento de todas as pessoas que ainda militam no futebol de que nós fizemos muito para que o futebol fosse uma realidade aqui.
Em 1984, o Cosmos encerrou suas atividades, mas em 2009 foi anunciado o retorno do time ao futebol profissional na NASL, considerada atualmente uma espécie de Segunda Divisão do país (a MLS é o principal campeonato). O retorno do time de Nova York aos campos será neste sábado contra o Fort Lauderdale Strikers, com Pelé no estádio da Hofstra University.