segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Patrocínio master e Meninos da Vila: desafios do novo marketing santista


Fernando Montanha e Luis Alvaro (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Montanha (esq.) tem o desafio de acertar patrocínio

master (Foto: Ricardo Saibun / Santos FC)


José Fernando Álvares, o Fernando Montanha, retorna à Vila Belmiro nesta segunda-feira, agora como novo gerente de marketing do Santos. Dirigente do Peixe no início da gestão de Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, ele assume com dois desafios. O primeiro deles é também o mais urgente: fechar, enfim, com um patrocinador master. Algo que o Alvinegro tenta solucionar desde o começo do ano, quando se encerrou o contrato com o banco BMG, que rendeu R$ 20 milhões aos santistas.


- Ainda nem sentei na cadeira, mas as expectativas são as melhores. Estou animado. Sei que há, pela frente, o desafio de captarmos o patrocínio master. O clube estava há mais de um mês sem um gerente (de marketing), então isso dificultava um pouco as negociações – explica.


Outro desafio é o de explorar, do ponto de vista da imagem, a nova geração de Meninos da Vila. O que não é uma novidade para Montanha, que em 2010, quando ocupou o cargo de diretor de marketing do Peixe, teve o mesmo trabalho com a safra de Neymar e Paulo Henrique Ganso. Ele, inclusive, vê semelhanças no cenário de três anos atrás e o atual.



- Vivemos uma nova era. Houve esse ciclo (de 2010), que encerrou com a saída do Neymar. A nova geração que está sendo formada é muito semelhante. Você tem o Neilton, que é muito carismático. O Gabriel, o Victor Andrade... E os outros. O DNA do Santos é o de formar meninos, e essa é uma marca muito forte a ser trabalhada – analisa, considerando a “Santos TV”, canal que o Peixe mantém no YouTube, um trunfo para essa empreitada.


- Lá atrás, a Santos TV praticamente não existia. E nós praticamente criamos esse canal de comunicação. Hoje, ele está consolidado e é um grande fenômeno mundial – destaca.


O foco na molecada não se restringe a dentro de campo. De acordo com Montanha, a ideia é trabalhar, de forma intensa, para promover a "marca" do Peixe junto aos torcedores mirins.


- Queremos nos aproximar do público infantil, onde há grande potencial para conquista de torcedores. Pretendemos ampliar a gama de produtos licenciados, focando justamente esse público. A ideia é que a gente diversifique, crie personagens e elementos para vender junto com a marca Santos. Hoje, temos o Baleião e a Baleinha, mas podemos ir além - avalia.