terça-feira, 31 de julho de 2012

Após desencantar, Bruno Peres dá palestra e avisa: 'Gol não foi acidente'




Julho de 2012 será um mês inesquecível para Bruno Peres. No dia 8 ele estreou pelo Santos. No dia 29 marcou seu primeiro gol e, neste dia 30, deu sua primeira palestra. Isso mesmo! O lateral-direito de 22 anos foi convocado pelo seu clube de formação, o Audax, da capital paulista, para falar sobre sua curta trajetória no futebol aos jovens da equipe sub-20.


Eufórico por ter feito o primeiro gol da vitória do Peixe sobre a Ponte Preta, no último domingo, e assim ter encerrado um jejum de quatro partidas do time sem balançar as redes, o jogador não teve a mesma desenvoltura quando começou a falar para os garotos. Alguns deles conhecidos do tempo em que Bruno defendia os juniores do Audax.


- A palestra foi mais difícil do que o gol, é algo novo para mim (risos). Ao gol a gente está mais acostumado, mas fico feliz de poder passar um pouco da minha carreira para os meninos e servir de exemplo para eles - afirmou o lateral-direito.


Bruno Peres, lateral do Santos (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)Bruno Peres fala sobre sua carreira para os garotos do Audax (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)


Mais solto, ele contou aos atletas que pensou em desistir da carreira quando passou nove meses sem receber ajuda de custo (três no Bragantino, em 2010, e seis no Guarani, no ano passado). Bruno Peres defendeu os dois clubes por empréstimo e teve dificuldades. Na época, seus pais, que sempre moraram em São Paulo, cidade onde o jogador nasceu, tiveram que pedir empréstimos bancários para conseguirem manter o filho em outras cidades.


Convencido por eles a não largar o futebol, a esperança do Santos para resolver os problemas da lateral direita enalteceu sua perseverança durante o Campeonato Paulista, quando foi reserva do Guarani durante boa parte do campeonato, mas teve chance de disputar as finais contra o Alvinegro Praiano e acabou chamando atenção do técnico Muricy Ramalho e da diretoria justamente no setor mais ingrato: a marcação de Neymar.


Só em 2012, Bruno é o sétimo jogador utilizado por Muricy no lado direito da defesa. Crystian, Pará, Douglas, Galhardo, o uruguario Fucile e o improvisado Henrique já passaram por ali.



Joguei contra o Neymar e é muito difícil, ele é muito rápido, mas agora é gostoso ter um jogador como ele ao lado. Ele pode decidir sempre"


Bruno Peres



- O Muricy é uma pessoa muito boa, tem coração muito bom e gosta de ajudar. Está me ajudando demais, sempre me falando coisas para melhorar. Não tivemos muita convivência, mas a impressão que tenho é de ser uma pessoa fantástica.


Emprestado até o meio do ano que vem, Bruno Peres sonha esticar seu contrato com o Peixe. Para isso, sabe que terá de fazer um ótimo Brasileirão. Embora o treinador sempre lembre que lateral precisa defender, ele tomou gosto pelo gol após o chute certeiro contra a Ponte, e garante que seu estilo de jogo pode garantir mais comemorações à torcida.


- O gol não foi um acidente de percurso. É uma característica minha chegar sempre ao ataque e estar perto do gol. Os torcedores do Santos ainda vão gritar muito meu nome por isso - afirmou.


Ambientado à cidade, onde já mora há quase dois meses (na praia do Gonzaga), o reforço não vê a hora de ter Neymar novamente na equipe. Eles só jogaram juntos na estreia do lateral, na vitória por 4 a 2 sobre o Grêmio, na Vila Belmiro. Depois, o craque embarcou para defender a seleção brasileira nas Olimpíadas de Londres e, curiosamente, o time só voltou a vencer no último domingo, graças também ao gol de Bruno Peres.


Seleção que, por sinal, também faz parte do imaginário do jovem. Com uma idade que até o permitiria disputar os Jogos na Inglaterra (pelo menos 15 dos 18 convocados têm que ter no máximo 23 anos), Bruno Peres sonha alto. Se não foi possível estar em Londres, por que não lutar para jogar a Copa do Mundo de 2014?


- Quem sabe não consigo beliscar uma convocação até o fim do ano? Tenho que aproveitar por estar jogando num clube como o Santos, que todos gostariam.


Bruno Peres, lateral do Santos (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)Lateral quase desistiu do futebol quando ficou sem receber (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)