terça-feira, 31 de julho de 2012

Com ‘estilo Neymar’, Taubaté sonha fazer história no Santos




O atacante Taubaté, das categorias de base do Santos, visitou sua cidade natal nesta terça-feira, 31, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Vitor Alex, o Taubaté, está com 15 anos de idade e comemora a artilharia da “Copa Manchester”, organizada pelo Manchester United e que foi realizada na China na última semana. A promessa do Peixe se inspira em Neymar e também em Ronaldo Fenômeno.


Neymarzinho Taubaté (Foto: Filipe Rodrigues / Globoesporte.com)"Neymarzinho" exibe troféu de artilheiro de competição internacional, a Copa Manchester

(Foto: Filipe Rodrigues / Globoesporte.com)


- Na frente do gol, tento ser igual o Ronaldo. Ele é frio e sabe o momento certo de decidir. Mas o Neymar é o ídolo da minha geração. Todo mundo quer ser ele.


A combinação Neymar e Ronaldo tem dado resultado em campo. No Santos desde os 13 anos, Taubaté vem se destacando nas categorias de base. Na Copa Manchester, na China, ele marcou seis gols em sete jogos. Organizada pelo clube inglês Manchester United, a competição reúne 20 equipes do mundo inteiro, que se enfrentam em sistema de mata-mata. Apesar da artilharia de Taubaté, o Santos ficou em terceiro lugar na competição. O troféu foi para o Universidad Católica, do Chile.


Casa guarda passado corintiano


Taubaté mora no Centro de Treinamento do Santos, na Baixada Santista. Aos fins de semana, fica com a família no bairro Vila São José, em Taubaté, no Vale do Paraíba, onde também é conhecido como "Neymarzinho". Mas a casa de Vitor Alex entrega um passado corintiano. Logo no portão, há um gavião com o símbolo do Corinthians. Mas o pai de Taubaté, Cleverson Alex Sampaio, aos poucos vira a casaca para o Peixe.


- Ele carrega o sonho da família. Todo mundo da família já tentou ser jogador e ele é o único que tem talento e está no caminho certo. Posso dizer que sou o corintiano mais santista que existe - confessou o pai da promessa.


Neymarzinho Taubaté (Foto: Filipe Rodrigues / Globoesporte.com)Mãe e pai de Taubaté acompanham de perto as conquistas do filho (Foto: F.Rodrigues / Globoesporte.com)


Taubaté torcia pelo Corinthians até começar a se dedicar à carreira de jogador.


- Quando você vive essa rotina, você se apaixona. Não vejo mais graça em torcer. Agora, gosto de ver meus amigos vencendo jogos, fazendo gols. Quero fazer parte do futuro do Santos, que tem tradição em revelar jogadores.


Ídolo Neymar já entregou lanche para Taubaté


2010 ainda está fresco na memória do artilheiro taubateano. Em seu primeiro ano no Santos, ele foi artilheiro do Paulista sub-13, com 14 gols, e o Peixe levou o título do torneio.



Neymar é muito humilde, simples. Todos querem ser ele"


Taubaté



Na comemoração, uma surpresa: Neymar levou os garotos à lanchonete e entregou lanche para todos. Depois disso, a idolatria pelo craque santista só cresceu. O reflexo está na cabeça de Taubaté, que adotou o estilo Neymar no penteado.


- Nas categorias de base, difícil é quem tem um penteado normal. Ele é muito carismático e ótima pessoa fora dos gramados. Isso nos motiva muito.


Deise Aparecida, mãe de Taubaté, espera que o filho siga bons conselhos de jogadores profissionais e consagrados.


- O Santos tem assistentes sociais e outras pessoas da comissão técnica que ajudam o atleta a manter a cabeça no lugar. Toda vez que vou para lá, converso com todo mundo e as pessoas adoram ele. Fazem muitos elogios.


Taubaté vira referência


Neymarzinho Taubaté (Foto: Filipe Rodrigues / Globoesporte.com)Vitor Alex dá autógrafo em Taubaté

(Foto: Filipe Rodrigues / Globoesporte.com)


Taubaté ainda é Vitor Alex nas escolinhas do Santos e do Parque California, onde começou a jogar. Quando visita o campo do Peixe, em Taubaté, o jovem tem vida de astro. Atletas mais novos pedem autógrafos, tiram fotos e o chamam de “Neymarzinho”.


Pablo Alvino da Cunha, treinador que ajudou a revelar Taubaté, vê semelhanças entre o jogador e seu ídolo Ronaldo. Orgulhoso, o técnico quer que a promessa mantenha os pés no chão.


- O Ronaldo era muito frio e, no Vitor, isso é natural. Ele sabe crescer na frente do goleiro na hora de decidir. Mas é um caminho muito longo a seguir. É preciso ter a cabeça no lugar e evoluir muito dia a dia.