quinta-feira, 26 de julho de 2012

Com apenas três dias de treino, Bill repete 'maratona' de outros santistas




Bill Santos treino (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)Bill repetirá em Minas o desafio de outros atletas

do Peixe (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)


Bill fez seu primeiro treino com os demais companheiros de Santos na última segunda-feira. Na terça, realizou a primeira atividade técnica. Na quarta, trabalhou mais uma vez com o grupo e foi relacionado para o jogo desta quinta-feira, às 21 horas, diante do Atlético-MG, no Independência. Partida na qual já deve fazer sua estreia com a camisa alvinegra.


Com a "maratona" à qual foi submetido nos últimos três dias, Bill entrou para um grupo não tão seleto assim na Vila Belmiro: o dos reforços santistas que, pela necessidade de momento, nem bem chegaram ao clube e já tiveram de ir a campo. Em alguns casos – como no de Bill – sem ao menos fazer um treino tático com os demais titulares.


Só na atual temporada, outros cinco jogadores contratados pelo Santos quase não tiveram tempo de conhecer os companheiros de time antes de estrear. O último foi o também atacante Miralles. O argentino foi anunciado numa quarta-feira, apresentado na quinta, fez seu primeiro treino (tático) com o elenco na sexta, integrou um "rachão" no sábado e já debutou pelo Peixe no domingo (contra o Internacional, há onze dias).


E Miralles não teve descanso. Três dias após estrear diante do Colorado, o atacante foi outra vez alçado ao posto de titular, dessa vez contra o Botafogo. Mais três dias se passaram e lá estava o argentino outra vez em campo para encarar o Vasco. O saldo da "maratona"? Três jogos, nenhum gol marcado.


– A gente não pode cobrar muito do jogador (Miralles). Ele chega em um dia, joga no outro... É absurdo, mas o futebol brasileiro é assim mesmo. Mesmo que ele estivesse bem, teríamos de esperar mais jogos para dar uma avaliação sobre o jogador – considera o técnico Muricy Ramalho.


A posição que mais requisitou "sacrifícios" foi a lateral-direita. Dois dos três reforços trazidos para o setor no ano (Rafael Galhardo e Bruno Peres) mal chegaram ao clube e já tiveram de ir a campo. Galhardo, por exemplo, sequer treinou antes de estrear. Dois dias após ser anunciado, em maio, foi titular no time alternativo do Santos, que empatou sem gols com o Bahia, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.


Bruno Peres Santos (Foto: divulgação/Santos FC)Bruno Peres: mais um dos que foram a campo às pressas no Santos (Foto: divulgação/Santos FC)


Bruno Peres viveu situação semelhante. O lateral-direito, ex- Guarani, chegou à equipe há pouco mais de duas semanas e fez somente dois treinos com o grupo antes de estrear contra o Grêmio, na Vila Belmiro. Curiosamente, tanto Bruno como Galhardo não haviam sido apresentados à imprensa quando foram a campo pela primeira vez.


A trajetória inicial de Ewerton Páscoa e David Braz seguiu os passos da de Galhardo: anunciados na mesma data que o lateral, também debutaram diante do Bahia. O caso do zagueiro, porém, foi mais delicado, já que ele sofreu uma lesão grau dois no músculo posterior da coxa direita, ausentando-se dos gramados por quase dois meses.


Dos reforços trazidos em 2012, as "exceções" foram quatro: Bernardo, Gerson Magrão, Fucile e João Pedro. Os dois primeiros, quando chegaram ao Santos, não podiam à época ser inscritos no Paulistão e na Libertadores (Gerson Magrão só entrou na lista do torneio sul-americano após a venda de Ibson, nas quartas de final), então ficaram boa parte do tempo treinando com os companheiros, sem atuar.


O uruguaio, por sua vez, foi anunciado no meio de janeiro e estreou em fevereiro, contra o Botafogo-SP, pelo Paulistão, mas já tendo integrado um jogo-treino ao lado dos demais titulares. João Pedro, por fim, desembarcou na Vila Belmiro com Bruno Peres, mas por estar sem ritmo de jogo, só debutou pelo Santos no final de semana seguinte à sua contratação, diante do Internacional, no Beira-Rio.


Clique aqui e assista a vídeos do Santos