sexta-feira, 27 de julho de 2012

Armandão: Juninho comanda o Vasco e é eleito o craque da rodada#12




Constante perigo ao gol adversário em jogadas de bola parada, Juninho Pernambucano foi muito mais que isso na partida contra o Botafogo. Com imensa disposição, o veterano de 37 anos foi o pulmão do Vasco no clássico, ditando o ritmo de jogo, além de dar assistência, mesmo sentado, para o gol de Alecsandro e levou a melhor no confronto com Seedorf, de 36 anos. Ao fim do jogo, o Reizinho foi ovacionado pela torcida vascaína. E fechou a rodada#12 como o grande destaque, com a maior nota dos avaliadores. Pela segunda vez ele é eleito Craque da Rodada e garante também o Troféu Armandinho.


Em mais uma grande atuação, o Atlético-MG venceu a sétima partida seguida, desta vez por 2 a 0 sobre o Santos e se manteve na liderança do Brasileirão. Além disso, o Galo emplacou simplesmente cinco jogadores na seleção da rodada#12. Com um conjunto perfeito, o time comandado por Cuca se destacou em todos os setores do campo e poderia ter goleado o adversário, já que teve dois gols anulados na partida. Com dois gols cada, Souza, do Bahia, e Leonardo , do Coritiba, também brilharam na rodada e aparecem entre os selecionáveis.


Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 1/3 do Brasileirão - 13 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.


Seleção da 12ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Globoesporte.com)


GOLEIRO


A boa campanha da Ponte Preta no Moisés Lucarelli era um grande desafio para o Sport. E, de fato, a pressão da Macaca foi grande e o time campineiro só não saiu com a vitória graças à atuação do goleiro Magrão , que segurou o resultado de 1 a 1. Foram quatro defesas difíceis, sendo uma delas a "defesa da rodada" (veja no vídeo ao lado). Com isso, o paredão rubro-negro recebeu nota 8,0 dos avaliadores. Outro que brilhou foi Marcelo Lomba, que com muita segurança e boas defesas ajudou o Bahia a conseguir uma importante vitória fora de casa contra o Palmeiras por 2 a 0 e recebeu boa nota (7,5). Fábio, do Cruzeiro, também merece destaque graças à boa atuação, apesar da derrota para o Corinthians por 2 a 0.


LATERAL-DIREITO


Na boa campanha do Atlético-MG, um dos nomes pouco falados, mas que tem mantido ótima regularidade nas partidas, é o de Marcos Rocha . Com boa participação defensiva, o lateral do Galo ainda encontrou espaços para atacar com desenvoltura e chutar uma bola na trave, dar assistência para o gol de Danilinho e ainda criar ótimas oportunidades para a equipe. Por isso, ele recebeu nota 8,0 e entra para a seleção da rodada. No empate fora de casa, Luis Ricardo foi um dos destaques da Portuguesa com boas ações ofensivas, levando a melhor sobre Ramon na maioria das oportunidades. Ele recebeu nota 7,0. Outros jogadores da posição que também estiveram bem foram Alessandro (Corinthians), Artur (Palmeiras) e Wallace (Fluminense), todos recebendo avaliação 6,5.


ZAGUEIROS


O faro artilheiro tem sido marca registrada dos defensores do Atlético-MG. Desta vez, foi Réver quem estava bem posicionado para marcar o segundo gol na vitória sobre o Santos. É claro que não foi apenas a bola na rede que garantiu o xerife do Galo entre os melhores da rodada. O ótimo posicionamento na defesa e a soberania nas bolas aéreas renderam nota 7,5 ao camisa 5 do time mineiro. Outro que balançou as redes adversárias foi Chicão , do Corinthians. Em cobrança de pênalti, ele abriu o caminho para a vitória sobre o Cruzeiro por 2 a 0. Seguro na defesa, o atleta corintiano recebeu a mesma nota do companheiro de zaga na seleção do Armandão. Dedé, do Vasco, foi avaliado também em 7,5. No entanto, como não influenciou diretamente no resultado da partida, acabou ficando fora da relação.


LATERAL-ESQUERDO


A linha de zaga fica completa com mais um jogador do Atlético-MG. A atuação de Junior Cesar , principalmente no ataque, causou muita dor de cabeça aos zagueiros santistas. Com bons passes, dribles e jogadas de perigo, o lateral-esquerdo do Galo recebeu nota 7,0 dos avaliadores. No setor, outro jogador que esteve bastante seguro e teve boa atuação foi Fábio Santos, do Corinthians, que recebeu 6,5. Com a mesma nota, Márcio Azevedo, do Botafogo, e Diego Renan, do Cruzeiro, também merecem menção honrosa na posição.




VOLANTES


Nilton foi um verdadeiro leão em campo na partida contra o Botafogo e parecia se multiplicar, aparecendo em todos os setores do campo, sendo peça fundamental para a defesa vascaína. Se não bastasse a disposição, o volante ainda conseguiu cinco roubadas de bola na partida e, com isso, recebeu nota 8,0 dos avaliadores. Outro que esteve muito bem na rodada foi Serginho , do Atlético-MG. Diferente do jogador do time carioca, o atleta do Galo roubou apenas uma bola durante o confronto contra o Santos. No entanto, ajudou a ligação da zaga com o meio-campo e grande parte das jogadas começavam a partir de seus pés. Com isso, ele recebeu a mesma nota do companheiro de posição. Outros que estiveram bem foram Paulinho (Corinthians), Marino (Atlético-GO) e Henrique (Palmeiras), todos com nota 7,0.




MEIA


No duelo dos veteranos no clássico carioca, o meia Juninho Pernambucano, de 37 anos, levou a melhor sobre Seedorf, de 36 anos, e contribuiu efetivamente para a vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Botafogo. Além de levar perigo constante nas jogadas de bola parada e chutes de longa distância, o Reizinho protagonizou o lance do jogo: levou a melhor na disputa com Antônio Carlos e, mesmo caído, puxou a bola do zagueiro botafoguense e rolou na medida para Alecsandro estufar as redes. Pelo conjunto da obra, o ídolo vascaíno recebeu a maior nota da rodada, com 8,5. No setor, outros jogadores também se destacaram e receberam nota 7,0: Danilo (Corinthians), Fred (Internacional), Souza (Náutico) e Carlos Alberto (Vasco).


ATACANTES


Com efeito suspensivo, Souza pôde atuar pelo Bahia contra o Palmeiras antes de cumprir suspensão de quatro rodadas. E a participação do atacante foi decisiva para o resultado da partida, afinal ele marcou os dois gols da vitória do Tricolor fora de casa por 2 a 0. Com isso, ele recebeu nota 7,5 dos avaliadores. Quem recebeu a mesma nota foi Leonardo, do Coritiba, outro a marcar dois gols na partida. O jogador do Coxa foi fundamental na vitória sobre o Náutico por 4 a 3. Apesar de ter feito apenas um gol, Danilinho recebeu nota 8,0 dos avaliadores. O motivo é simples: o jogador do Galo infernizou a zaga do Santos com dribles e jogadas agudas que levaram constante perigo e foi um dos melhores em campo na vitória do Atlético-MG. Além disso, o gol marcado pelo atacante foi belíssimo, em um chutaço de trivela. Outros que estiveram bem foram Alecsandro (Vasco), Wesley (Atlético-GO), Emerson (Corinthians) e Obina (Palmeiras).