sexta-feira, 27 de julho de 2012

Artilheiro do Ano: Souza dá vitória ao Bahia sobre o Palmeiras e é destaque




Nesta rodada de meio de semana, apenas três jogadores na ponta de cima marcaram gols na disputa do Artilheiro do Ano: Souza (Bahia), Alecsandro (Vasco) e Lima (Joinville). Destaque para o atacante do Tricolor baiano, que anotou os dois tentos da sua equipe na vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras fora de casa (veja os gols), chegando à marca de 22, junto com Felipe Azevedo , do Sport. O triunfo ainda tirou o Bahia da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.


Já Alecsandro chegou aos 23 gols na disputa do Prêmio Friedenreich graças a um gol aos 41 do segundo tempo que deu a vitória ao Vasco por 1 a 0 no clássico carioca diante do Botafogo. O resultado manteve a equipe na vice-liderança do Brasileirão, e fez com que o jogador empatasse com Warley, do Campinense, na disputa. A equipe paraibana, que está na Série D, não jogou neste meio de semana.


Alecsandro e Juninho comemoram gol do Vasco (Foto: Rudy Trindade / Ag. Estado)Alecsandro deu vitória ao Vasco e chegou aos 23 gols no ano (Foto: Rudy Trindade / Ag. Estado)


Pela Série B, o 19º gol de Lima no ano levou o Joinville ao triunfo por 1 a 0 sobre o América-RN. O time de Santa Catarina chegou à sétima colocação na Segundona, e Lima tem o mesmo número de tentos de Gênesis, do Tocantinópolis.


O Vitória, de Neto Baiano , líder do Artilheiro do Ano, só joga no próximo fim de semana pela Série B, contra o CRB, sábado, em casa. Assim como o Barueri, de Marcelinho Paraíba . Criciúma e Ceará, de Zé Carlos e Mota, respectivamente, se enfrentam. Outro jogador que só joga no fim de semana é Denis Marques , do Santa Cruz, pela Série D.


Neymar e Leandro Damião estão com a Seleção disputando Londres 2012.


Prêmio Friedenreich 27/07/2012 correto (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


O PRÊMIO


O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.


O HOMENAGEADO


Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.


OS VENCEDORES


2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols

2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols

2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada

2011 - Leandro Damião (Internacional), 38 gols


Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Os vencedores do Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)