Após bom jogo, Tcheco figura no top 5 do Armandão
(Foto: Divulgação / Coritiba)
A classificação do Coritiba para a decisão na Copa do Brasil adiou a aposentadoria do meia Tcheco , antes prevista para abril. Sorte dos torcedores coxa-branca, que continuam a ver o veterano de 36 anos em campo, desfilando toda sua categoria. Se o resultado da partida de domingo (derrota para o Sport no Couto Pereira por 3 a 2, de virada) gerou vaias das arquibancadas, o mesmo não se pode dizer da atuação do meia alviverde. Com passes precisos, ele participou dos dois gols do time paranaense, dando passe para o primeiro e marcando o segundo. Assim, ele alcançou nota 7,5, entrou para a seleção da sétima rodada e atingiu a segunda melhor média geral no Troféu Armando Nogueira (com base nas avaliações dos comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM).
A liderança do "Armandão" continua nas mãos - ou nos pés - de outro meia veterano. Deco , do Fluminense, teve mais uma boa atuação e recebeu nota 7 ao dar uma assistência para um dos gols de Samuel na vitória do Fluminense sobre o Náutico por 2 a 0. O camisa 20 tricolor ainda abriu um pouco mais a vantagem sobre os rivais. Juninho Pernambucano , que vinha na cola do Mago, teve atuação discreta na vitória sobre a Ponte Preta e, com isso, teve a média reduzida, se mantendo na vice-liderança pelo número de partidas disputadas no Campeonato Brasileiro. Outros integrantes dos top 5, Werley e Dátolo se beneficiaram, de certa forma, de não terem atuado na rodada. O zagueiro do Grêmio ficou fora da derrota para o Atlético-MG e manteve a boa média. Lesionado sem previsão de volta, o meia argentino do Internacional pode deixar o ranking do Troféu Armando Nogueira caso não atue no próximo fim de semana. Isso porque, tendo entrado em campo apenas três vezes, ele não terá o limite mínimo de jogos, que é de 40%.
Com atuação brilhante no sábado, Diego Cavalieri foi o primeiro goleiro a ser eleito o craque da rodada no Troféu Armando Nogueira 2012. Com nota 9, o guarda-meta tricolor teve participação decisiva no resultado fora de casa, que colocou o Fluminense em terceiro lugar, a um ponto do líder do Brasileirão. Com tudo isso, sua média subiu para 6,63, colocando-o em franca disputa pela posição com Jefferson , do Botafogo, que esteve de folga na rodada graças ao adiamento da partida contra o Corinthians, que está na final da Libertadores. Correndo por fora está Paulo Victor, do Flamengo. Apesar dos dois gols sofridos pelo Atlético-GO, o goleiro teve boa atuação e se mantém na briga pela liderança do setor.
Na lateral-direita, destaque para Luís Ricardo, da Portuguesa, que já figura na terceira posição. O jogador da Lusa tem mantido a regularidade de suas atuações e já encosta nos líderes Ayrton, do Coritiba, e Lucas, do Botafogo, que não estiveram em campo no último fim de semana. Pelo lado esquerdo, Guilherme Santos , do Figueirense, fez um belo cruzamento para o golaço de bicicleta de Julio Cesar diante do Palmeiras. Com isso, não só figurou na seleção da rodada, como assumiu a liderança de sua posição na parcial do Armandão. João Paulo, da Ponte Preta, é outro que mantém a média de atuções e está próximo do primeiro colocado, com diferença de menos do que um décimo.
O confronto entre Grêmio e Atlético-MG tinha tudo para marcar o duelo entre os zagueiros titulares do Troféu Armando Nogueira. No entanto, Werley e Réver foram desfalques de suas equipes e mantiveram as médias, que garantiu ambos nas primeiras colocações do setor. Já a atuação de Rafael Donato , do Cruzeiro, que marcou os dois gols do time celeste na derrota por 3 a 2 para o São Paulo, o levou não só a seleção da rodada, como também ao terceiro lugar da parcial do Armandão, empatado com Edu Dracena, do Santos. A dupla de volantes é formada por Souza, do Grêmio, e Casemiro , do São Paulo. O primeiro manteve a regularidade das atuações para garantir a liderança, com 6,55. Já o jogador do time paulista ficou no banco e manteve a média de 6,5.
A experiência parece ser o diferencial para os jogadores de meio-campo que tem se destacado no Brasileirão 2012. Com média de 7,55, Deco é líder absoluto não só da posição como também de todo o campeonato. Depois, aparecem Tcheco e Juninho que, com média 7, tem feito gols e passes decisivos para suas equipes. No ataque, Wellington Nem assumiu o primeiro lugar após ter boa atuação contra o Náutico. Julio Cesar, do Figueirense, que marcou um golaço de bicicleta na partida contra o Palmeiras, recebeu boa nota dos avaliadores na sétima rodada e completa o setor, com média 6,67.
É importante ressaltar que cada craque da rodada recebe um bônus de 0,05 somado à sua média geral. Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato é preciso que tenha disputado, ao menos, 40% das partidas da sua equipe no Brasileirão. A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores da Série A. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com a pontuação dos atletas no Cartola FC.