Certamente, Neymar e Alexandre Pato formaram dupla de ataque nos rascunhos de muita gente que brinca de escalar a seleção brasileira. Nada mais natural diante de dois jogadores promissores, contemporâneos e de talento inquestionável. Porém, a grande final do Paulistão entre Santos e Corinthians, neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, coloca duas das principais promessas brasileiras em vias opostas.
Enquanto o santista, depois de brilhar e conquistar títulos no futebol brasileiro, está bem perto de deixar o país para tentar vencer no Velho Continente, o corintiano, que deixou o Internacional com apenas 17 anos para jogar no italiano Milan, está de volta ao seu país de origem para voltar a ter sucesso, algo que perdeu aos poucos nos cinco anos em que ficou na Europa.
Apesar de Neymar não viver boa fase, a situação do atacante é melhor que a do rival. Principal estrela do Santos e da seleção brasileira, o garoto está convocado para a Copa das Confederações e está na iminência de transferência milionária para Europa - Barcelona é o destino mais provável. Dono de 55% dos direitos, o Peixe quer R$ 131 milhões. Os outros 45% são divididos assim: 40% do Grupo DIS e 5% da Terceira Estrela Investimentos S/A.
Neymar e Pato se abraçam no jogo da primeira fase: 0 a 0 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Sem conseguir apresentar o mesmo futebol vistoso e eficiente de antes, muita gente, ligada ou não ao craque, defende que Neymar deve ir à Europa para evoluir seu futebol às vésperas da Copa do Mundo. É o que parece estar próximo de acontecer. O atacante já teve essa oportunidade antes, quando recusou proposta do Chelsea em 2010, mas agora a saída soa como inevitável.
Alexandre Pato fez o caminho inverso. Depois de estourar com a camisa do Inter na reta final do Campeonato Brasileiro de 2006, ele logo aceitou a proposta do Milan. Lá, alternou altos e baixos, atrapalhado principalmente por uma longa sequência de lesões. Não conseguiu se firmar no time e consequentemente na seleção brasileira. Desvalorizado lá fora, mas um grande negócio no Brasil, o atacante foi repatriado pelo Corinthians.
Foi a principal contratação do campeão do mundo para a temporada. Custou R$ 40 milhões. Em sua apresentação, afirmou que gostaria de voltar a ser feliz no futebol. Porém, ainda não conseguiu sequer conquistar a vaga de titular com o técnico Tite. Fez gols importantes, teve participações de destaque, mas segue apenas como opção no banco de reservas. Muito pouco para um jogador com a sua trajetória.
- Eu tenho quatro meses de Corinthians, e estou entrando nos jogos sempre. Vou sempre lutar e dar o meu melhor, mas é claro que quero jogar. Estou aqui para jogar. Isso depende somente do professor Tite - declarou recentemente o corintiano.
Este final de semana, no entanto, pode ser decisivo para uma mudança de Pato no Corinthians. Depois da eliminação para o Boca Juniors na Libertadores da América, há quem cobre no clube a presença da principal contratação da temporada entre os titulares. Se entrar na final contra o Santos (o Timão venceu o primeiro jogo por 2 a 1), o atacante terá a chance de brilhar em um jogo de suma importância.