terça-feira, 28 de maio de 2013

Comentaristas acreditam em Neymar melhor depois de transferência


Em menos de 20 dias, a seleção brasileira começa a sua campanha na Copa das Confederações, torneio preparatório para a Copa do Mundo de 2014. Sem nomes de peso como Kaká e Ronaldinho Gaúcho, a responsabilidade por boas atuações recaem sobre os ombros de Neymar. Recém-contratado pelo Barcelona, esse é um fator que, segundo os analistas do “Arena SporTV” , pode contribuir para uma melhora de rendimento do time comandado por Luiz Felipe Scolari.


- Acho que vai melhorar sim. O nível de exigência, não só dos adversários, mas do próprio time, aumenta. Não vai ter a responsabilidade de resolver sozinho as partidas, como estava tendo no Santos. Mas no Barcelona, ao jogar com os melhores, ele vai ser mais exigido. Terá que treinar mais, se concentrar mais e melhorar. Se ele achar que o nível dele está bom, é um erro. Mas pelo que a gente vê na carreira dele até agora, ele não é esse tipo de jogador. Ele vai ser exigido e vai trabalhar mais para se superar. E claro que a Seleção ganha com isso – afirmou Belletti, com a experiência de ser campeão do mundo pelo Brasil em 2002 e ter levantado a Copa dos Campeões com o Barcelona, em 2006. E com o bônus de ter anotado o gol do título dos espanhóis.


Profundo conhecedor do futebol europeu, Claudio Carsughi também acredita que o período de Neymar no Barcelona, mesmo sendo de apenas um ano antes do Mundial do Brasil, poderá ser bastante relevante nas suas atuações com a camisa amarela.


- Em tese, sim, porque ele vai se acostumar a outro tipo de marcação, a outra forma de jogar e outra arbitragem, o que é importante. A única ressalva é que se ele tiver problemas de adaptação, psicologicamente pode ficar abalado – ressaltou Carsughi.


cobertura imprensa Neymar chuteira lançamento (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Comenataristas acreditam que Neymar vai melhorar na Europa (Foto: André Durão / Globoesporte.com)


Mas Alberto Helena Jr não acredita que o ex-santista terá problemas no Barcelona, por conta do seu perfil, e também por causa dos seus companheiros de equipe, de nível comprovadamente elevado, a começar por Lionel Messi, eleito o melhor jogador do mundo pelas últimas quatro temporadas.


- Acho que ele não vai ter problema de adaptação por causa do perfil dele. Ele é um menino bom, tranquilo, não é de muita bagunça não. E o tipo de futebol dele se ajusta ao do Barcelona. E aí é outra história. Ele vai para o Barcelona! E estou ansioso para vê-lo jogar com o Messi, Xavi, Iniesta, Fàbregas. Do jeito que a coisa estava, não iria evoluir, pois estava jogando em um time que não deu liga. E ele (estava) perdendo o prazer e a alegria de jogar, que é o que faz o futebol do Neymar uma coisa excepcional – concluiu Alberto Helena Jr.


A venda de Neymar para o Barcelona foi definida na última sexta-feira e teria sido fechada por, aproximadamente, 35 milhões de euros (R$ 92,9 milhões). O montante seria dividido entre o Peixe (detentor de 55% dos direitos de Neymar), que ganharia 19 milhões de euros (R$ 50,4 milhões), DIS (que possui 40%) e a Terceira Estrela Investimentos S/A (dona dos 5% restantes).