domingo, 26 de maio de 2013

Santos 0x0 Flamengo: jogo fraco marca despedida de Neymar e estreia de Moreno

Se algum espectador estava com sono, dificilmente resistiu à estreia de Santos e Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2013. As duas equipes se enfrentaram no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e não conseguiram tirar o zero do placar.

Marcado por ser o último jogo de Neymar com a camisa do Santos, a partida teve poucas oportunidades de gol concretas, apesar de o Flamengo ter sido ligeiramente superior. O atacante, que vai assinar com o Barcelona amanhã, teve atuação apagada, enquanto que o melhor em campo foi o meia Gabriel, do Flamengo.




Muricy Ramalho escalou o Santos com Rafael; Galhardo (Patito Rodríguez), Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Montillo (Felipe Anderson); Neymar e Henrique (Gabigol).

Jorginho mandou a campo Felipe; Léo Moura, Renato Santos, Marcos González e Ramon; Luiz Antônio (Carlos Eduardo), Elias, Renato e Gabriel (Paulinho); Hernane (Marcelo Moreno) e Rafinha.


O primeiro tempo mais movimentado que o segundo, com o Flamengo ligeiramente melhor, explorando bastante as jogadas pelas laterais do campo, com a velocidade de Rafinha e Gabriel, principalmente com este, que, pelo lado direito, dava um sufoco no lateral Léo.


Aos 12 minutos, Rafael teve que salvar o Santos: a zaga alvinegra bateu cabeça e a bola sobrou para Gabriel, pela direita; ele cruzou e Rafinha finalizou, mas o goleiro conseguiu salvar em uma grande defesa.




O ex-jogador do Bahia criou ainda outros três lances, mas foi bloqueado pela defesa santista; era ele, pela direita, que funcionava como válvula de escape do Flamengo.


Aos 40, ele pedalou para cima da marcação, puxou para a perna esquerda e bateu para fora. Logo depois, ele deu linda bola para Hernane, que se enrolou e devolveu para o garoto, mas aí já tinha dado tempo para a zaga se recuperar; na sobra, Renato mandou para fora.


O segundo tempo seguiu do mesmo jeito, mas com Gabriel sendo um pouco menos acionado, o que resultou em menos chances criadas, e com a estreia de Marcelo Moreno no lugar de Hernane. Aos 4, Elias, de longe, finalizou com força e a bola passou raspando à esquerda de Rafael.


Truncada, a etapa final se resumia a cruzamentos afastados pelas defesas, e com alguns lances fortuitos, como um gol de Marcelo Moreno em que o jogador estava em posição de impedimento, corretamente marcada pelo árbitro.


O Santos seguia sem produzir ofensivamente e o Flamengo ainda teve duas chances, com Moreno e Gabriel, mas sem sucesso, e a despedida de Neymar melancolicamente acabou mesmo em 0x0.