sexta-feira, 31 de maio de 2013

GUIA DA RODADA #3: para começar a ver quem é quem no Brasileiro


Luis Fabiano comemora, São Paulo x Vasco (Foto: Daniel Guimarães/Agência Estado)São Paulo de Luis Fabiano volta a encarar o Galo

(Foto: Daniel Guimarães/Agência Estado)


Logo, logo, a tabela do Brasileirão criará sua hierarquia. Passadas duas rodadas para 16 dos 20 clubes (Grêmio, Fluminense, Atlético-MG e Portuguesa são as exceções, com apenas um jogo), o máximo que existe é um esboço, um ou outro traço daquilo que os times mostrarão em um campeonato que se espreguiçará até dezembro. A terceira rodada, porém, poderá ser pródiga em mostrar quem é quem neste comecinho de disputa.


Por exemplo, Botafogo x Cruzeiro: qual deles está mais pronto neste início de junho? Ou Atlético-PR x Flamengo: quem tem mais poeira a comer até encontrar seu caminho? Ou Inter x Bahia: quão extremadas serão as diferenças entre eles na prática dos 90 minutos? Não haverá respostas definitivas, mas alguns sinais, alguns avisos. E bons jogos, sobretudo.


É o caso do reencontro entre Atlético-MG e São Paulo depois dos duelos de sair faísca na Libertadores. O Tricolor, vítima do Galo no torneio continental, tem a melhor largada no Brasileirão, com duas vitórias em dois jogos, incluindo a goleada de 5 a 1 sobre o Vasco na última rodada.


Excepcionalmente, serão seis jogos no sábado e quatro no domingo. Veja abaixo detalhes de cada partida e confira as dicas para montar seu time no Cartola FC.


BOTAFOGO X CRUZEIRO


Confronto Bolinhas Guia da Rodada - Botafogo x Cruzeiro (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 16H20M - RAULINO DE OLIVEIRA


Cariocas e mineiros começaram bem o campeonato, cada qual com suas particularidades: o Alvinegro mantendo toda a firmeza já demonstrada no Carioca e encarando de frente os finalistas do Paulista (empate com o Corinthians fora, vitória sobre o Santos em casa); a Raposa indo além das próprias expectativas contra oponentes, em tese, mais frágeis (goleada sobre o Goiás, empate com o Atlético-PR). O jogo servirá para medir a real capacidade dos dois times. Se o Botafogo é tão seguro quanto parece, conseguirá controlar o bom ataque celeste. Se o Cruzeiro é tão promissor quanto leva a crer, dará um jeito de desestabilizar a estrutura alvinegra. Os cariocas voltam a ter Seedorf, recuperado de gripe, e os mineiros apostam na ótima fase de seu ataque, incluindo o reserva Luan.


Cartola FC: Rafael Marques (C$ 19,76) fez seis gols nos últimos seis jogos do Botafogo. E o Cruzeiro fez 27 finalizações em duas rodadas e só sete para fora: foram sete gols e 13 defesas exigidas. O zagueiro Dedé (C$ 23,91) já fez um gol e terá trabalho também na defesa.

Na TV: TV Globo (para MG), com Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Rezende de Freitas, e Premiere FC, com Julio Oliveira e Roger Flores.

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), com Evandro Gomes Ferreira (GO) e Marcio Soares Maciel (GO).

Você sabia que... um encontro entre Botafogo e Cruzeiro pelo Brasileirão não termina sem gols há 18 jogos? São 11 anos com pelo menos um gol.


ATLÉTICO-PR X FLAMENGO


Confronto Bolinhas Guia da Rodada - Atlético-PR x Flamengo (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 16H20M - ARENA JOINVILLE


É preocupante o começo de Brasileirão dos dois rubro-negros. O Atlético-PR perdeu para os reservas do Fluminense e deixou o Cruzeiro empatar depois de abrir 2 a 0. O Flamengo não fez um gol sequer: 0 a 0 com o Santos em Brasília, depois derrota de 2 a 0 para a Ponte Preta em Juiz de Fora (MG). Mas é aquilo: nada é ruim a ponto de não poder piorar. Um terceiro resultado negativo será realidade, não coincidência - daí a importância da partida. Para o Fla, time itinerante neste início de Brasileiro, é boa notícia o jogo ser realizado em Joinville (SC), dado o histórico de derrotas no Paraná. O Furacão terá que fingir que está em casa. Afinal, serão duas partidas como visitante na sequência - contra Ponte Preta e Vitória. A equipe de Curitiba pode ter os desfalques de Léo e Everton. Já o Flamengo discute seu ataque: Hernane? Marcelo Moreno? Os dois juntos?


Cartola FC: o Atlético-PR sofreu 26 finalizações, sendo 13 certas. A equipe carioca fez 31 finalizações, mas só oito no gol. Marcelo Moreno (C$ 4,56) tem potencial para brilhar.

Na TV: TV Globo (para RJ, ES, PE, BA, CE, RN, AL, PB, SE, PI, Santos (SP), PR (menos Curitiba e Cascavel), Blumenau e Joinville (SC), Balsas (MA) e Regiões Norte e Centro-Oeste), com Luís Roberto, Junior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com Felipe Lestar e Dida.

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS), com Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Jose Antônio Chaves Franco Filho (RS).

Você sabia que... o Furacão costuma levar a melhor sobre o Flamengo em Brasileiros? São 34 jogos, com 15 vitórias do Atlético-PR, 12 dos cariocas e sete empates.


SANTOS X GRÊMIO


Confronto Bolinhas Guia da Rodada - Santos x Grêmio (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 16H20M - VILA BELMIRO


São dois times no divã. O Santos ainda tenta descobrir o que fazer da vida pós-Neymar. A primeira experiência foi negativa, mas não chegou a ser trágica: derrota de 2 a 1 para o bom time do Botafogo, com um segundo tempo até animador. Com a saída do técnico Muricy Ramalho, a reformulação será acentuada. Já o Grêmio procura entender por que cargas d'água um time com tantos e tão bons jogadores ainda não conseguiu engrenar. Os comandados de Luxemburgo têm uma vantagem: passaram a semana inteira treinando, já que o duelo com o Atlético-MG, por causa da Libertadores, foi adiado. Em seu único jogo até agora no Brasileirão, fez 2 a 0 no Náutico. Agora, terá um teste mais duro, até porque costuma padecer na Vila Belmiro: apenas uma vitória em 18 jogos lá pelo nacional - são 12 triunfos do Peixe e cinco empates. Luxa não terá Fernando, a serviço da Seleção. Adriano deve entrar. No Santos, Patito Rodriguez teve atuação ruim contra o Botafogo e pode dar lugar a Gabriel, o Gabigol, de apenas 16 anos, ou Neilton, de 19.


Cartola FC: o atacante Willian José (C$ 3,31) estava no Grêmio e conhece bem o adversário. Mas o Tricolor ganha em experiência. O lateral Alex Telles (C$ 7,45) está barato e fez seis pontos no único jogo do Grêmio até aqui.

Na TV: TV Globo (para SP - menos Santos -, RS, Curitiba-PR, Cascavel-PR, SC - menos Blumenau e Joinville - e MA - menos Balsas), com Cleber Machado, Caio e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Linhares Jr e Ivan Andrade.

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ), com Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Rodrigo F. Henrique Correa (RJ).

Você sabia que... a única vitória do Grêmio sobre o Santos na Vila Belmiro foi em 2011? O jogo terminou 1 a 0, com gol de Escudero, hoje no Vitória.


VITÓRIA X VASCO


Confronto Bolinhas Guia da Rodada - Vitória x Vasco (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - BARRADÃO


O futebol muda rápido. Em poucos meses, um time saído da Série B se tornou favorito natural contra uma equipe quinta colocada no último Brasileirão. A queda livre do Vasco é uma tentação ao esquecimento de que o clube carioca fez um campeonato bastante digno em 2012. Difícil é imaginar que isso será repetido agora. Os problemas são evidentes, como mostrou a hecatombe do segundo tempo contra o São Paulo - um gol atrás do outro e derrota por 5 a 1 no Morumbi - após bom desempenho na etapa inicial. Com tempo quase nulo para recuperação, os comandados de Paulo Autuori precisam medir forças com um oponente em momento bem diferente. O Vitória fez 3 a 0 no Náutico fora de casa na quarta-feira. Não é pouca coisa. Vai ser interessante ver como a defesa cruz-maltina, trágica contra o São Paulo, conseguirá se portar diante de um ataque envolvente, com Maxi Biancucchi, o primo de Messi, como expoente - é o artilheiro na largada do Brasileirão, com três gols. Eventuais mudanças serão decididas na base do papo. Tenorio, mesmo com três pontos para fechar um corte na cabeça, deve jogar.


Cartola FC: o Vitória tem baseado seu jogo em muitas faltas cometidas, e o Vasco não é adepto do jogo bruto. Maxi Biancucchi (C$ 18,18) se beneficia. Dinei (C$ 4,63) corre por fora. Se acreditar na melhora da pontaria vascaína, tem Fellipe Bastos (C$ 16,51) ou Eder Luis (C$ 9,63).

Na TV: SporTV (menos BA), com Thiago Mastroianni e Lédio Carmona.

Arbitragem: Heber Roberto Lopes (Fifa/SC), com Carlos Berkenbrock (SC) e José Roberto Larroyd (SC).

Você sabia que... o Vasco não vence o Vitória em Salvador há 22 anos pelo Brasileiro? São oito jogos de jejum. Detalhe: todos eles vencidos pelo Rubro-Negro.


GOIÁS X CORITIBA


Confronto Bolinhas Guia da Rodada - Goiás x Coritiba (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - SERRA DOURADA


Bom jogo em Goiânia. O torcedor do Goiás deve estar curioso para saber qual a verdadeira cara de um time até agora bipolar: aquele atropelado pelo Cruzeiro na estreia ou aquele que encarou de frente o atual campeão mundial. O empate por 1 a 1 com o Corinthians teve pinta de estreia tardia do Alviverde depois do desastre da primeira rodada. O técnico Enderson Moreira e seus jogadores gostaram da reação da equipe. Deram sinais de confiar que aquela derrota de 5 a 0 foi um acidente da natureza. Agora, encaram o Coritiba, alimentado por vitória sobre o Atlético-MG em casa e empate com o Bahia fora. Olho em Alex, em vias de chegar a 400 gols na carreira (falta só um), mas que vem sentindo a forte sequência de jogos na temporada.


Cartola FC: em duas partidas, o Goiás conseguiu 14 finalizações, só quatro certas, e um gol. Ameaça pouco o adversário. Uma boa oportunidade para o Coritiba e para Deivid (C$ 15,56), que já fez cinco finalizações (um gol, uma certa).

Na TV: Premiere FC, com Victor Roriz e Kleber Guerra.

Arbitragem: Nielson Nogueira Dias (PE), com Clovis Amaral da Silva (PE) e Elan Vieira de Souza (PE).

Você sabia que... existe forte equilíbrio nos duelos entre Goiás e Coritiba no Brasileiro? Em 22 confrontos, são oito vitórias do time do Sul, sete do Esmeraldino e sete empates.


CORINTHIANS X PONTE PRETA


Confronto Bolinhas Guia da Rodada - Corinthians x Ponte Preta (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 21H - PACAEMBU


Um campeão mundial merece toda a paciência do mundo. Mas não custa lembrar: dos últimos sete jogos, o Corinthians só venceu um - nesta sequência, foi campeão paulista, caiu na Libertadores e teve largada discreta no Brasileirão. É hora de voltar a vencer, após os dois empates iniciais, com Botafogo e Goiás. Só falta combinar com a Ponte Preta, animada pela vitória de 2 a 0 sobre o Flamengo, analgésico para a derrota pelo mesmo placar na estreia, contra o São Paulo. No Timão, Tite lida com repetidos desfalques e tenta remontar a equipe, apostando em figuras como Douglas. Ele ainda busca a formação ideal para o ataque e pede calma com Alexandre Pato. Na Macaca, Uendel é um dos destaques. A aposta do time campineiro é o centroavante William, goleador do Paulistão e autor de gol sobre o Flamengo.


Cartola FC: são duas ótimas defesas em campo, mas o Corinthians está mais pressionado. No Paulistão, em Campinas, foi 4 a 0 para o Timão. Os atacantes corintianos vêm de desvalorização: Alexandre Pato (C$ 13,43) e Paolo Guerrero (C$ 10,83) são boas opções. Se acredita em zebra, William (C$ 13,70) e Cicinho (C$ 11,08) se destacam nas finalizações.

Na TV: Premiere FC, com Jota Jr e Wagner Vilaron.

Arbitragem: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP), com Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Herman Brumel Vani (SP).

Você sabia que... a Ponte Preta só venceu o Corinthians uma vez em São Paulo pela Série A? E já faz 14 anos. Foi em 7 de novembro de 1999, por 2 a 1.


FLUMINENSE X CRICIÚMA


Confronto Bolinhas Guia da Rodada - Fluminense x Criciúma (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - MOACYRZÃO


Ao campeão brasileiro, resta justamente o Campeonato Brasileiro. Novamente com o sonho de ganhar a Libertadores frustrado, o Fluminense tenta retomar a longa caminhada do nacional. A situação não é novidade. Vencedor em dois dos últimos três anos, o Flu já provou que sabe sair da deprê. Mas talvez o maior desafio seja agora. O time não parece tão eficiente quanto em 2012. E Abel Braga ainda terá que lidar com as ausências de Diego Cavalieri, Jean e Fred, todos a serviço da Seleção. O adversário no primeiro jogo pós-eliminação é o Criciúma, certamente muito forte em casa, mas que pode não ser tão ameaçador assim quando sai do Heriberto Hülse, como sinalizou nesta quinta-feira, ao levar 2 a 0 do Inter em Caxias do Sul.


Cartola FC: o Criciúma venceu em casa o Bahia cometendo 25 faltas. Perdeu fora para o Internacional fazendo cinco. É freguês histórico do Inter, assim como do Fluminense. Talvez seja o caso de apostar pesado em um atacante do Flu, como Rafael Sobis (C$ 21,32).

Na TV: Premiere FC, com Daniel Pereira e Raul Quadros.

Arbitragem: Guilherme Ceretta de Lima (SP), com Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP).

Você sabia que... o Criciúma jamais venceu o Fluminense no Rio de Janeiro pelo Brasileirão? Em seis jogos, foram quatro vitórias tricolores e dois empates.


INTER X BAHIA


Confronto Bolinhas Guia da Rodada - Internacional x Bahia (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - CENTENÁRIO


Talvez seja o jogo mais desigual da rodada. O Inter mostra uma organização que o Bahia não está nem perto de encontrar. E tem talentos do porte de D'Alessandro e Diego Forlán, enquanto o adversário revoluciona seu elenco em busca de peças minimamente confiáveis. O Colorado foi campeão estadual com sobras, ao passo que o Tricolor levou duas goleadas históricas do maior rival, o Vitória. Os primeiros passos das duas equipes no Brasileirão referendam a expectativa que eles geram. O Inter, na última rodada, bateu o Criciúma, que vinha de vitória justamente sobre o Bahia. Em casa, na quarta-feira, o time treinado por Cristóvão Borges não saiu do 0 a 0 com o Coritiba. Agora, terá que encarar uma longa viagem e, possivelmente, temperatura baixa em Caxias do Sul.


Cartola FC: Rafael Moura (C$ 7,40) ainda não marcou em cinco finalizações. Vem de desvalorização, mas vai enfrentar uma defesa que não tem resistido a pressões.

Na TV: Premiere FC, com Adriano Moraes e Mário Marcos.

Arbitragem: Edivaldo Elias da Silva (PR), com Bruno Boschilia (PR) e Luciano Roggenbaum (PR).

Você sabia que... o Inter tem 23 anos de invencibilidade contra o Bahia em Brasileiros? São 17 jogos, com 11 vitórias coloradas e seis empates.


NÁUTICO X PORTUGUESA


Confronto Bolinhas Guia da Rodada - Náutico x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - AFLITOS


A cadeia alimentar do Brasileirão não tem sido das melhores para Náutico e Portuguesa. A Lusa jogou só uma vez: perdeu para o Vasco, o mesmo que depois foi engolido pelo São Paulo. O Timbu vem sofrendo ainda mais: depois de levar 2 a 0 do Grêmio na estreia, apanhou de 3 a 0 para o Vitória em casa. A situação dos pernambucanos é muito preocupante. Tão cedo, e já avisando que sua luta é para não cair. Em tese, e quase tudo é tese em um campeonato recém-iniciado, o jogo deste domingo é daqueles que podem ser decisivos lá em dezembro, quando a matemática se torna mais cruel. Silas, já começando a sofrer ameaças no Timbu, pode ficar sem o atacante Elton e o volante Elicarlos, ambos por lesão. Ele não teve o mesmo tempo de preparação da Portuguesa, favorecida com a semana livre, já que o jogo contra o Fluminense, por causa da Libertadores, foi adiado.


Cartola FC: o Timbu não fez gol, mas conseguiu 21 finalizações em duas rodadas, oito certas contra o Vitória. A Portuguesa só fez um jogo e finalizou três vezes apenas. No Náutico, Caion (C$ 8,01) já finalizou seis vezes e é pouco pego em impedimentos.

Na TV: Premiere FC, com Rembrandt Júnior e Lúcio Surubim.

Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA), com Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Thiago Gomes Brigido (CE).

Você sabia que... a última vitória do Náutico sobre a Portuguesa pela Série A aconteceu há 22 anos? Desde 1991, porém, foram apenas cinco jogos, com três vitórias da Lusa no Canindé e dois triunfos do Timbu nos Aflitos.


ATLÉTICO-MG X SÃO PAULO


Confronto Bolinhas Guia da Rodada - Atlético-MG x São Paulo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - INDEPENDÊNCIA


Mal começou o mês de junho, e já é o quinto encontro no ano entre Atlético-MG e São Paulo. Dos duelos anteriores, todos pela Libertadores, ficaram marcas. O Galo venceu três deles, inclusive os dois decisivos das oitavas de final - o último com goleada por 4 a 1. Com isso, desestabilizou o rival, que agora começa a dar sinais de recuperação. Já é um alento para o Tricolor ser o único time do Brasileirão com duas vitórias nas duas primeiras rodadas. E vitórias gordas: 2 a 0 sobre a Ponte Preta fora de casa, 5 a 1 contra o Vasco no Morumbi. Mas o maior desafio, inclusive por questões psicológicas, vem no reencontro com o Atlético-MG, que nesta quinta-feira se garantiu nas semifinais da Libertadores. Como só volta a jogar pelo torneio continental no mês que vem, o Galo não tem grandes motivos para poupar jogadores - exceto em casos de desgaste extremo. Ronaldinho Gaúcho, figura central nos encontros anteriores, pode ter nova chance para duelar com os são-paulinos, que têm em Luis Fabiano uma figura em busca de recuperação plena. Ele fez dois gols contra o Vasco.


Cartola FC: O São Paulo vai a Belo Horizonte com um dos ataques mais eficientes do Brasileirão. Osvaldo (C$ 13,83) vem de desvalorização. No Galo, que está cheio de moral, Diego Tardelli (C$ 15,58) vai adorar mostrar serviço contra o ex-clube.

Na TV: SporTV (menos MG), com Rogério Corrêa e Belletti.

Arbitragem: Sandro Meira Ricci (Fifa/DF), com Alessandro A. Rocha de Matos (Fifa/BA) e Altemir Hausmann (Fifa/RS).

Você sabia que... apesar de o São Paulo ter seis títulos brasileiros, contra apenas um do Atlético, o histórico de duelos entre os dois clubes é muito parelho? Em 46 jogos, são 16 vitórias do Tricolor, 15 do Galo e 15 empates.