terça-feira, 28 de maio de 2013

‘Só não se encaixa se não quiser’, diz Thiago Silva sobre Neymar no Barça



Há cinco anos na Europa, Thiago Silva conhece bem o futebol do Velho Continente. Acostumado a enfrentar e jogar ao lado de grandes jogadores, o capitão da Seleção viu de perto o crescimento de Neymar na equipe canarinho e aposta no sucesso do astro brasileiro no Barcelona . Para o zagueiro do PSG, com o talento que tem, o atacante não terá dificuldades para se encaixar no time catalão.


- O Neymar só não se encaixa (no Barcelona) se não quiser. Do meio para frente, ele pode jogar em todas as posições. E um cara que tem essa qualidade, não terá dificuldades para jogar na Europa – disse Thiago Silva, durante a apresentação da seleção brasileira, nesta terça-feira, em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro, para o início da preparação para a Copa das Confederações.


Thiago Silva apresentação Seleção Brasileira (Foto: Marcelo Baltar)Thiago Silva acredita na rápida adaptação de Neymar na Europa (Foto: Marcelo Baltar)


Apesar de acreditar no sucesso do companheiro de seleção brasileira, Thiago Silva crê que Neymar passará por um período de adaptação ao futebol europeu, especialmente pelos fortes esquemas de marcação tática que terá pela frente. No entanto, o zagueiro citou Lucas – companheiro de PSG e Seleção - para reforçar que acredita no rápido sucesso do ex-atacante do Santos na Espanha.


- Acho que na Europa eles são bem mais preparados no aspecto de marcação tática. Acredito que o Neymar vai aprender muito nesse aspecto. Ele pode ter uma certa dificuldade no início, como o próprio Lucas teve. Mas o Lucas buscou um entrosamento rápido que, eu particularmente, não esperava em apenas seis meses. Ele se adaptou muito rapidamente. Acho que com o Neymar será a mesma coisa. Ele terá dificuldades nos primeiros jogos, mas pela qualidade e pela pessoa séria e dedicada que é, não terá problemas.


Thiago Silva e os demais jogadores da seleção brasileira vão passar por uma bateria de exames médicos na manhã desta quarta-feira. À tarde, o grupo faz seu primeiro treino, na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro. Alguns jogadores ainda não se juntaram ao grupo. São os casos de Réver e Bernard (Atlético-MG), além de Fred, Diego Cavalieri e Jean (Fluminense) todos envolvidos na Libertadores. Dante e Luiz Gustavo, do Bayern de Munique, não foram liberados pelo clube alemão e se apresentam apenas após a decisão da Copa da Alemanha, no próximo sábado.