segunda-feira, 27 de maio de 2013

No Barcelona, Neymar tentará manter 'tradição da Bola de Ouro'


No Brasil, Neymar conquistou praticamente tudo o que um atleta de grande nível pode almejar. No currículo do jovem de 21 anos, em apenas cinco temporadas como profissional, há conquistas estaduais, nacionais, internacionais e premiações individuais de destaque mundial.


Com a camisa do Barcelona , porém, o ex-santista terá a oportunidade de buscar objetivos mais ambiciosos e colocar em prática um de seus maiores sonhos: conquistar o prêmio Bola de Ouro da Fifa, concedido anualmente pela entidade máxima do futebol ao melhor atleta da temporada. Outros brasileiros que passaram por lá já tiveram essa alegria: Romário (em 1994), Ronaldo (em 96, 97 e 2002), Rivaldo (em 1999) e Ronaldinho Gaúcho (em 2004 e 2005).



É bem verdade que o atleta já faz parte do seleto grupo dos melhores do mundo. Nas últimas duas votações, mesmo atuando no futebol brasileiro, sem a visibilidade que teria na Europa, ele já teve eleição significativa: em 2011, ficou na 10ª colocação, e, em 2012 acabou na 13ª posição da Bola de Ouro.


Info_MELHORES-ANO-FIFA (Foto: Infoesporte)


Além disso, entrou na disputa pelo Prêmio Puskas nas últimas três temporadas e faturou o troféu no ano de 2011, pelo golaço marcado contra o Flamengo no Campeonato Brasileiro do mesmo ano, na Vila Belmiro.


Mas agora como integrante de destaque do plantel azul-grená, ele terá a seu favor todo o retrospecto recente do Barcelona na premiação. Das últimas dez edições, o clube da Catalunha colocou seis vezes um de seus atletas no posto de melhor do planeta. Além do argentino Lionel Messi, eleito o melhor jogador do mundo nos últimos quatro anos, o Barça viu Ronaldinho faturar a premiação nos anos de 2004 e 2005.


O Real Madrid, que disputou a contratação do ex-santista até o último minuto, aparece em segundo com dois vencedores: o francês Zinedine Zidane, em 2003, e o italiano Fabio Cannavaro, em 2006.


As outras duas edições foram vencidas por Kaká, então no Milan, em 2007, e Cristiano Ronaldo, quando vestia a camisa do Manchester United em 2008. O fato curioso é que Neymar seria companheiro de equipe dos dois caso tivesse optado por aceitar a oferta do Real Madrid.


Com contrato com o Barcelona para as próximas cinco temporadas, o jovem atacante terá a companhia de um grupo de primeiro nível que conta com os talentos de Messi, Iniesta, Xavi, Dani Alves, Fabregas, Villa e Piqué, entre outros craques, para firmar sua carreira internacional. A trajetória de Neymar no futebol europeu tem tudo para começar em grande estilo.


neymar bola de ouro fifa prêmio (Foto: AFP)Neymar na entrega do Prêmio Puskas, em 2011, na festa dos melhores do ano da Fifa (Foto: AFP)