quinta-feira, 16 de maio de 2013

Números não empolgam, e Santos aguarda ‘oferta forte’ por Neymar


Neymar treino Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Neymar, em treino do Santos, no CT Rei Pelé

(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


O vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues, retornou da Espanha sem propostas concretas por Neymar . Nas conversas com os dirigentes de clubes interessados, entre eles o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, o dirigente santista ouviu números considerados baixos e os recusou imediatamente – Real Madrid, Bayern de Munique e Manchester City também já manifestaram interesse pelo jogador, segundo o empresário Wagner Ribeiro. A promessa é de que alguma oferta melhor ainda será feita nas próximas semanas.


Por isso, na reunião do Comitê de Gestão da última quarta-feira, a alta cúpula santista decidiu que o melhor a fazer é seguir aguardando. O desempenho do astro com a Seleção na Copa das Confederações pode alavancar seu valor de mercado. E vender o craque imediatamente por ofertas “irrisórias”, como 20 milhões de euros (R$ 52 milhões), está descartado. Isso porque o Peixe é dono de 55% do montante e teria de repassar 40% para a DIS e 5% à Teisa, grupo de investidores santistas.


Nesse caso, a preferência é pela manutenção de Neymar até o fim do contrato, em julho de 2014, equiparando o montante com o valor agregado de imagem do santista nas receitas de TV e patrocínio - ou seja, com o atacante em seu elenco por mais 12 meses, o Santos geraria receitas maiores do que se o vendesse por uma "proposta baixa" já na próxima janela de transferências.



Ficar no Santos também é o desejo do jogador e de seu pai, que prefere esperar a saída do filho no fim do contrato para ter 100% dos direitos, o que, em tese, faria com que o Peixe ficasse sem um tostão após a sua saída. Wagner Ribeiro, porém, garante que eles não serão “ingratos” com o Peixe e darão alguma compensação financeira em 2014. Fontes ligadas ao atleta, aliás, dizem não haver qualquer movimentação do camisa 11 para uma saída imediata - desmentindo, assim, os jornais espanhóis que dão como "certa" a transferência de Neymar, uns para o Real Madrid, outros para o Barcelona .


O desejo do Santos é receber 50 milhões de euros (R$ 131 milhões) pelos 55% dos direitos de Neymar, mas os dirigentes acham quase impossível algum clube chegar a esse nível. Eles sabem que a proximidade do fim do vínculo diminui o valor de venda, já que em janeiro da próxima temporada o atacante poderá assinar um pré-contrato.


– Acho que ele fica. O que é combinado não é caro. Ele tem o direito de ir até 2014 e nós temos de tentar preservar os direitos do Santos. Vamos analisar o que vier. Se vier uma oferta de 50 (milhões de euros), estudamos. Mas por 20 (milhões de euros), não queremos. Não há desespero (pela venda) – diz uma fonte do GLOBOESPORTE.COM.


Os dirigentes do Peixe torcem para que haja mais disputa entre os clubes interessados por Neymar, para que o valor das ofertas chegue ao nível desejado. Só assim o Santos seguirá cogitando a venda imediata. Do contrário, a promessa é de segurar o craque e defender a eventual saída de graça com os argumentos de crescimento de torcida, valorização da marca e aumento das receitas.