O Goal.com faz uma análise especial e cita alguns detalhes que podem definir o futuro da Seleção Brasileira na Copa das Confederações
Por Paulo Armando
Na terça-feira, dia 14/05, Luiz Felipe Scolari anunciou os convocados da Seleção Brasileira para a disputa de dois amistosos e da Copa das Confederações. O Goal.com faz uma análise sobre três pontos em que Felipão pode ter vantagem com os jogadores escolhidos e outros três que podem trazer problemas para a sonhada conquista do torneio.
Os convocados
Goleiros: Julio César (QPR/Inglaterra), Diego Cavalieri (Fluminense), Jefferson (Botafogo)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona/Espanha), Jean (Fluminense), Marcelo (Real Madrid/Espanha), Filipe Luis (Atlético Madrid/Espanha)
Zagueiros: Thiago Silva (PSG/França), David Luiz (Chelsea/Inglaterra), Dante (Bayern Munique/Alemanha), Réver (Atlético-MG)
Volantes: Fernando (Grêmio), Luiz Gustavo (Bayern Munique), Paulinho (Corinthians), Hernanes (Lazio/Itália)
Meias: Oscar (Chelsea), Jadson (São Paulo), Lucas (PSG), Bernard (Atlético-MG)
Atacantes: Neymar (Santos), Hulk (Zenit/Rússia), Leandro Damião (Internacional), Fred (Fluminense)
- Luiz Gustavo e Jean
Questionar os jogadores convocados pode ser uma missão bastante complexa e seria quase um erro grave condenar alguém antes do torneio acontecer. Porém, Felipão chamou dois atletas que podem ser bastante questionados, mas não pela qualidade técnica e sim pelo momento e posição.
Luiz Gustavo apareceu muito bem no Bayern Munique na temporada passada e se mostrou um volante de qualidade, porém o jogador não passa por bom momento. Apesar do ano fantástico da equipe alemã, o brasileiro acabou amargando a reserva do time e perdeu espaço para Javi Martínez. A falta de ritmo e o momento ruim podem prejudicar as atuações de Luiz Gustavo.
Já o volante Jean passa por bom momento, é titular absoluto do Fluminense e teve participação fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro 2012. Mas, o jogador não foi convocado para a posição de origem, e sim para a reserva da lateral direita. Apesar de ter feito bom jogo contra o Chile, Jean só atuou como lateral no São Paulo e não agradou. Caso Daniel Alves precise de um substituto, o Brasil pode ter problemas pelo lado direito.
- Falta de experiência no meio
Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Ramires já foram nomes quase obrigatórios na Seleção Brasileira. Porém, nenhum dos três vai disputar a Copa das Confederações, já que Felipão não convocou nenhum deles.
Apesar de a opção dividir opiniões, o lado ruim é a falta de um jogador experiente no meio de campo do Brasil. Fernando, Luiz Gustavo, Paulinho, Hernanes, Oscar, Jádson e Lucas nunca foram protagonistas da Seleção e podem sentir a dificuldade pela estreia em uma competição com adversários experientes.
- Jogadores com carcterísticas iguais
Apesar de um dos acertos forem os jogadores que atuam bem fora da posição de origem, Felipão pode ter cometido um grave erro ao deixar a equipe com um banco de reserva um pouco restrito. Os jogadores considerados titulares e os reservas têm características bastante semelhantes.
Oscar e Jadson têm estilo de jogos parecidos, assim como Fernando e Luiz Gustavo, Fred e Leandro Damião, Paulinho e Hernanes, que servem de exemplos. No momento de mudar taticamente, sem depender da polivalência dos jogadores, Felipão pode encontrar problemas no torneio.
- Aposta nos jovens
A Copa das Confederações sempre foi considerada um torneio de preparação para a Copa do Mundo. E Felipão não parece pensar diferente, apesar de afirma que deseja a conquista do torneio.
Por conta disso, o primeiro acerto na convocação é a aposta em promessas para já ganharem experiência de torneios com seleções. Lucas, Bernard, Fernando, Oscar e até Neymar poderão ganhar bagagem no torneio com possíveis confrontos contra Espanha, Itália, México e Japão, equipes que costumam disputar a Copa do Mundo.
A ideia de Felipão pode ser testar, dar experiência e ter um grupo, com uma media de idade baixa, já maduro e bastante preparado para a Copa do Mundo de 2014.
- Defesa de qualidade
Felipão conseguiu também aproveitar a excelente demanda de zagueiros brasileiros em boa fase. Além dos já conhecidos Thiago Silva (PSG) e David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern) e Réver (Atlético Mineiro) ganharam espaço entre os convocados pela excelente fase de cada um.
Dante é líder da melhor zaga da Europa, já que comanda o sistema defensivo do Bayern Munique, finalista da Liga dos Campeões da Europa. Ele também é considerado o melhor zagueiro do futebol alemão.
Réver é o destaque no futebol brasileiro. Após jogar contra o Chile, o zagueiro do Atlético Mineiro atropelou o popular Dedé e conseguiu uma vaga também pelas boas atuações com o Galo na Libertadores. Juntando os dois com Thiago Silva e David Luiz, o Brasil mostra um incrível poder defensivo.
- Jogadores polivalentes
A Seleção Brasileira pode não ter os melhores jogadores do mundo, e um banco com nomes de pouca expressão no futebol mundial. Porém, Felipão fez uma lista com atletas que podem mudar bastante o jeito de jogar da equipe taticamente. Com pelo menos um reserva para cada posição, o time conta com jogadores como Hernanes, que pode atuar desde volante até como segundo atacante, e Oscar, que atua pelo meio de campo e também sabe jogar pelos lados.
Já Lucas, Hulk e inclusive Neymar jogam tanto encostado em um possível atacante fixo como também aberto pelas laterais como se fossem alas. Na defesa, Jean foi escolhido para ser o reserva direto de Daniel Alves, mas no Fluminense atua como volante e faz bem as duas posições.