terça-feira, 2 de dezembro de 2014

70 anos da "Rádio Globo": relembre narrações históricas nos gramados


A "Rádio Globo" comemora 70 anos de existência nesta terça-feira, e o " relembra narrações históricas de profissionais que marcaram época no jornalismo esportivo. O milésimo gol de Pelé, na voz de Waldir Amaral e Pedro Luiz, o destaque de Zico na conquista da Taça Libertadores pelo Flamengo, em 81, sob o grito de Jorge Cury, além do fim do jejum do Corinthians no Paulista de 77, narrador por Osmar Santos, e a fatídica final da Copa de 1950, na transmissão do emblemático Luiz Mendes.


Gol mil de Pelé


Em 1969, Pedro Luiz narrou o milésimo gol de Pelé, anotado no Maracanã, de pênalti, sobre o Vasco. O então jogador do Santos tinha 29 anos, e o narrador questiona: “Gostaria de saber como está se sentindo Pelé”. Conhecido por descrever ao máximo o que acontecia em campo, o locutor foi o único que gritou “mil gols”.


- Mil gols de Pelé no Maracanã – gritou


Waldir Amaral também levou aos ouvintes da “Rádio Globo” as emoções do gol de número 1000 do Pelé. Nesta transmissão, o hoje narrador José Carlos Araújo, o Garotinho, atuava como “ponta”, ou o repórter em campo.


Gol do Zico na final da Libertadores


O primeiro gol de Zico, de falta, na vitória por 2 a 1 do Flamengo sobre o Cobreloa, em Montevidéo, na decisão da Libertadores de 1981 foi narrado por Jorge Cury. “Zicão, camisa número 10” bradou o locutor, que também se destacou em transmissões da Fórmula 1.


Paulista de 77


Famoso por ter narrado a “invasão corintiana” de 1976, Osmar Santos fazia a narração histórica em seu primeiro ano na “Rádio Globo” do título do Corinthians no Campeonato Paulista de 1977. O Timão estava há 23 anos levantar uma taça e fez a final contra a Ponte Preta. Neste dia, Osmar estava com febre e se desdobrou para marcar presença na decisão.


- O grito sufocado de um povo! Depois de 20 anos, a Fiel está explodindo! – bradou.


Final Copa 50


A fatídica final da Copa de 1950 foi levada a milhões de brasileiros na voz de Luiz Mendes, um dos ícones no jornalismo esportivo e já falecido. O “comentarista da palavra fácil” descreveu o gol de Gigghia que calou o Maracanã na decisão vencida pelo Uruguai sobre a seleção brasileira por 2 a 1.


- Gol do Uruguai...gol do Uruguai... Ghiggia. Gol do Uruguai... Ghigghia. Não e possível.