terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Para evitar confusões, eleição do Santos terá mudanças estruturais


Paulo Schiff, presidente do Conselho do Santos (Foto: Bruno Giufrida)Paulo Schiff, presidente do Conselho do Santos, concede entrevista coletiva na Vila Belmiro (Foto: Bruno Giufrida)


O Santos está preocupado com possíveis confusões durante a votação que irá eleger o novo presidente do clube no próximo sábado, na Vila Belmiro e na Federação Paulista de Futebol, em São Paulo, das 10 às 18h. Para evitar problemas com as urnas eletrônicas, principalmente, como no último fim de semana, a Assembleia Eleitoral do Peixe promoverá mudanças estruturais.


Segundo o presidente do Conselho Deliberativo santista, Paulo Schiff, os cabos dos equipamentos que serão utilizados durante a votação ficarão suspensos, para que não sejam pisoteados. No último sábado, o excesso de associados no Salão de Mármore da Vila eliminou todos os espaços livres para os fios. Há, também, a possibilidade de o pleito ocorrer no ginásio do estádio, mas a decisão ainda não foi tomada pela Assembleia Eleitoral.


- Os problemas aconteceram em função do maior número de pessoas. Está sendo estudada a utilização do ginásio, que é maior. Vai ser cabo, porque não pode ser sem fio (para evitar invasão no sistema), e todos os cabos vão ser suspensos para evitar acidentes – explicou Schiff.


Também visando o melhor funcionamento da votação, haverá pelo menos duas filas preferenciais para idosos. No último sábado, diversos associados ficaram expostos ao sol e não ficaram satisfeitos com a demora, que se deu por causa do mau funcionamento das urnas eletrônicas e as confusões depois da substituição por cédulas.



Havia a sugestão de prolongar até 20h para diluir um pouco a concentração de votantes, mas estatutariamente a eleição deve ser finalizada 18h


Paulo Schiff, presidente do Conselho



Votação em São Paulo


Ao contrário do que Paulo Schiff previa, a sede da Federação Paulista de Futebol poderá ser utilizada pelo clube. Inicialmente, os santistas tinham uma informação de que o local estaria fechado no próximo sábado. Além disso, as urnas eletrônicas também serão mantidas, mesmo após os problemas da última semana.


- Vão liberar a sede da Federação Paulista de Futebol para nós a partir de sexta, para conseguirmos montar os equipamentos. Havia a sugestão de prolongar até 20h para diluir um pouco a concentração de votantes, mas estatutariamente a eleição deve ser finalizada 18h – completou.


No último sábado, as eleições foram suspensas por causa de uma suspeita de fraude em uma das urnas, após os equipamentos eletrônicos pararem de funcionar. Por isso, o pleito foi adiado para esta semana. Há cinco candidatos na briga pela presidência do Peixe: Nabil Khaznadar, José Carlos Peres, Orlando Rollo, Fernando Silva e Modesto Roma.


*Colaborou sob supervisão de Fúlvio Feola