momento decisivo
47 min
Thiago Ribeiro faz o gol do Santos e sacramenta o rebaixamento do Vitória, que não tinha mais forças para ir ao ataque. Triunfo santista salva o Palmeiras do rebaixamento.
nome do jogo
Aranha
O Vitória não conseguiu furar o bloqueio da zaga do Santos e abusou de chutes de fora da área. Por isso, o goleiro santista precisou fazer boas defesas para manter o empate.
sem emoção
Cansaço
Apesar de precisar vencer para não cair para a Série B, o time baiano não tinha mais energias no fim da partida para ir ao ataque e tentar evitar o rebaixamento. Peixe foi melhor.
O Vitória não conseguiu sequer fazer sua parte para tentar escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. No Barradão, o Santos venceu os baianos por 1 a 0, com gol de Thiago Ribeiro nos acréscimos, e rebaixou o adversário. Em 2015, o time comandado por Ney Franco vai acompanhar o Bahia, grande rival, na disputa da segunda divisão do Brasileirão. O último ato do Peixe na temporada foi salvar o rival Palmeiras da queda.
Precisando do resultado positivo, o Vitória foi para o ataque desde o início. Com a zaga exposta, sofreu para impedir as subidas do trio ofensivo santista, formado por Gabriel, Thiago Ribeiro e Leandro Damião. Apesar de insistirem, nem o Alvinegro, nem o Rubro-Negro conseguiram balançar as redes na primeira etapa. Com o passar do tempo, até os baianos diminuíram o ritmo, talvez por falta de condição física - os jogadores pareciam esgotados.
- Veja como ficou a tabela do Brasileirão
- Confira o Tempo Real do jogo no Barradão
- VC dá nota: avalie os jogadores do Santos
- VC dá nota: avalie os jogadores do Vitória
E o Vitória só dependia dele para se salvar, por causa da combinação de resultados da rodada. Como o Palmeiras empatou por 1 a 1 com o Atlético-PR, os três pontos salvariam a equipe da Série B, mas o Rubro-Negro parou nos próprios erros e foi rebaixado. O Santos, sem objetivos, ajudou o rival paulista a não ser rebaixado.
Os baianos terminaram o Brasileirão na 17ª colocação na tabela de classificação do Brasileiro, com 39 pontos. Já os santistas ficaram em nono, com 53 pontos conquistados.
O jogo
O Vitória entrou em campo precisando de uma combinação de resultados para evitar a queda para a Série B e não conseguiu esconder o nervosismo. Em diversas oportunidades, Lucas Lima, Gabriel, Leandro Damião e Thiago Ribeiro ficaram frente a frente com o goleiro Roberto Fernandéz, em superioridade numérica em relação à zaga adversária. A falta de pontaria, porém, contribuiu para o Rubro-Negro levar a decisão para o segundo tempo. Os 45 minutos iniciais não foram bons para os baianos, que arriscaram muito de fora da área, obrigando Aranha a fazer apenas uma defesa difícil.
Mesmo em busca da salvação, o Vitória voltou para o segundo tempo mais tímido. Talvez os contra-ataques santistas tenham assustado o time da casa. Como na primeira etapa, os baianos arriscaram algumas vezes de fora da área e em cruzamentos, mas a falta de um centroavante nato, já que Edno tem mais velocidade e não é tão alto, atrapalhou a equipe de Ney Franco.
No fim, o Rubro-Negro já não tinha mais energias para ir com força total para o ataque e praticamente aceitou o rebaixamento. Prova disso foi a maneira como saiu o gol do Santos. Apático, o time baiano viu o adversário trocar passes até a conclusão de Thiago Ribeiro para o fundo do gol. Terminou de forma melancólica a temporada 2014 para o time do Barradão.
Lucas Lima, do Santos, é observado por Neto Coruja, do Vitória (Foto: Felipe Oliveira / Getty Images)