sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Estável e com melhora renal, Pelé segue com medicação antibiótica


Hospital Israelita Albert Einstein (Foto: André Guerreiro)Hospital Israelita Albert Einstein, onde Pelé está internado, em São Paulo (Foto: André Guerreiro)


Pelé continua evoluindo bem do quadro de infecção urinária, que o mantém internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a semana passada. De acordo com o último boletim médico, divulgado às 10h desta sexta-feira, o Rei tem respondido bem aos medicamentos.


- O paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) apresenta boa evolução clínica com melhora progressiva de seu estado geral. Continua internado em unidade semi-intensiva. A função renal continua melhorando e apresenta estabilidade hemodinâmica e respiratória. Continua com medicação antibiótica por via endovenosa e não apresenta sinais de infecção - diz o boletim médico.



Pelé está sem febre e se alimenta bem. O cateter que foi anteriormente utilizado para a hemodiálise, e mantido em caso de necessidade de retorno do procedimento, foi retirado na manhã desta quinta-feira. O tratamento foi suspenso na última segunda para saber como o rim do ex-atleta reagiria sem ajuda artificial para funcionar. Como a resposta foi positiva, ele deixou a UTI.


No fim de semana, a assessoria do Albert Einstein relatou que Pelé tem recebido mensagens do mundo inteiro por meio do e-mail do hospital. Aos poucos elas são passadas para ele, que está lúcido - até já pediu um violão para tocar - e agradece o carinho vindo de todas as partes.


Na quinta-feira passada, o quadro do ex-jogador era considerado delicado, já que ele não estava reagindo bem ao antibiótico para conter infecção no sangue. Havia enorme preocupação de uma infecção generalizada por conta disso.


Aos 74 anos, Edson Arantes do Nascimento passou por uma intervenção cirúrgica para retirada de cálculos renais recentemente. No entanto, ele voltou a passar mal no dia 24, por conta de uma infecção urinária, e teve de ser internado novamente no Hospital Albert Einstein. No dia 27, porém, ele piorou e foi transferido para unidade de terapia intensiva.