sábado, 13 de dezembro de 2014

Cobiçado por rivais, Dudu foi quem mais provocou cartões na Série A 2014


Header Espião Estatístico 3 (Foto: Infoesporte)


Alvo do interesse de vários clubes, como Flamengo, Corinthians, São Paulo e Internacional, além do próprio Grêmio, pelo qual disputou o Brasileirão 2014, o atacante Dudu tem uma característica que não costuma ser tão evidenciada quanto sua qualidade técnica, mas que também é importante para uma equipe. De acordo com o levantamento do Espião Estatístico, Dudu foi o jogador que mais provocou cartões nos adversários ao longo da competição. Ao todo, foram 25 advertências a seus marcadores, todas na forma de cartões amarelos.


O número supera os de outro jogador gremista no Brasileirão de 2013, Kleber, que causou 19 cartões, assim como Rildo - então da Ponte Preta -, mas ainda bem atrás dos impressionantes 36 cartões que Neymar (Santos) provocou no Brasileirão de 2012. Quem mais apelou contra Dudu neste ano foram os jogadores do Botafogo (Gabriel, duas vezes; Airton e Carlos Alberto) e do São Paulo (Souza, Maicon, Hudson e Douglas), com quatro cartões cada, além dos do Figueirense (Nirley, Paulo Roberto e Marco Antônio), que somaram três.


Valdivia Palmeiras x Grêmio (Foto: Marcos Ribolli)Valdivia puxou menos cartões que nove jogadores, mas tem a média mais alta: 0,81 por partida (Foto: Marcos Ribolli)


O segundo maior puxador de cartões do Brasileirão 2014 foi Marcelo, do Atlético-PR, com 19. Em terceiro, o volante Petros, do Corinthians, é o primeiro da lista que não é atacante, com 16. O detalhe é que, ao contrário de Dudu e de Marcelo, que só provocaram amarelos, Petros forçou três cartões vermelhos nos adversários. Em seguida, empatados com 15 cartões no total, vêm Paolo Guerrero (Corinthians), Everton (Flamengo), Zé Eduardo (Coritiba) e Ganso (São Paulo).


Marcelo Atlético-PR Goiás (Foto: Gustavo Oliveira/ Site oficial Atlético-PR)Marcelo, do Atlético-PR, provocou 19 cartões

(Foto: Gustavo Oliveira/ Site oficial Atlético-PR)


A relação dos principais puxadores de cartões em números absolutos tem ainda como um dos destaques o meia palmeirense Valdivia . O chileno é "apenas" o décimo colocado empatado com outros três jogadores - Conca (Fluminense), D'Alessandro (Internacional) e Lucas Lima (Santos) - com 13 cartões causados aos adversários (confira abaixo a lista com os principais puxadores de cartões). Porém, Valdivia fez somente 16 jogos, tendo uma média bem mais alta que a maioria, de 0,81 cartões provocados por jogo, a maior dos líderes.


Conca, por exemplo, também tem 13 cartões puxados, mas fez 37 partidas e tem média de 0,35, a mais baixa dos listados. O líder em números absolutos, Dudu, também chama atenção na comparação entre o total de cartões que provocou nos rivais e o número de jogos que disputou (35), ficando atrás apenas do argentino do Flu, com 0,71 cartões por partida.


Tabela de puxadores de cartões do Brasileirão 2014 (Foto: Editoria de Arte)