O Futebol tem seus chavões, e um deles diz: nem sempre o melhor vence. Resultados inesperados acontecem normalmente, mas alguns são mais surpreendentes do que outros, e a temporada 2014 teve "zebras" que ficaram marcadas. Uma delas foi a goleada do América-RN sobre o Fluminense, que tirou o Tricolor da Copa do Brasil.
Há outros casos - o título estadual do Ituano e as eliminações do São Paulo no Paulistão e na Copa do Brasil, que teve também uma boa campanha do Santa Rita-AL. Corinthians, Vasco e Atlético-MG foram outros surpreendidos em 2014. Confira a lista:
fluminense 2 x 5 américa-rn - 13/8
Depois de vencer o América-RN por 3 a 0 fora de casa pela terceira fase da Copa do Brasil, o Fluminense tinha ampla vantagem na volta. Podia perder até por dois gols de diferença no Maracanã, e saiu vencendo a partida, mas Alfredo, duas vezes, e Rodrigo Pimpão, autor do gol da classificação, comandaram a virada potiguar, que se transformou em goleada por 5 a 2. O Flu foi eliminado do torneio.
SÃO PAULO 1 X 3 BRAGANTINO - 13/8
Também pela terceira fase da Copa do Brasil, o São Paulo venceu o Bragantino fora de casa por 2 a 1, e tudo indicava que se classificaria sem problemas, mas o Massa Bruta, que saiu atrás no placar, venceu por 3 a 1 no Morumbi. O gol da classificação foi marcado pelo zagueiro Guilherme Mattis, hoje no Fluminense, aos 30 minutos do segundo tempo.
ituano campeão paulista - 13/4
Segundo colocado do Grupo B na primeira fase, na frente do Corinthians, o Ituano cresceu na reta final do campeonato: eliminou o Botafogo-SP nas quartas de final nos pênaltis, derrotou o Palmeiras por 1 a 0 na semifinal e o Santos, por 7 a 6, nos pênaltis, após vencer o primeiro jogo por 1 a 0 e perder o segundo pelo mesmo placar. O herói da conquista foi o goleiro Vagner, que defendeu a cobrança do zagueiro Neto.
horizonte 3 x 1 fluminense - 20/03
Antes de ser eliminado pelo América-RN, o Fluminense já havia tido problemas na Copa do Brasil. Em sua estreia na competição, contra o Horizonte, do Ceará, o Tricolor foi derrotado por 3 a 1, de virada, com gols de Dico, Marciel e Jajá, para o time cearense. Conca havia aberto o placar para o Flu, que venceu o jogo de volta por 5 a 0 e seguiu adiante.
atlético-mg 0 x 2 tombense - 5/2
O Atlético-MG perdeu no Independência pela segunda vez desde a reinauguração do estádio. E o algoz foi o Tombense, que venceu por 2 a 0. Junior Negão e Rafael Pernão foram os autores dos gols que decretaram o resultado. A torcida atleticana protestou ainda durante o jogo, chamando o então técnico da equipe, Paulo Autuori, de "burro".
são paulo 0 (4) x 0 (5) penapolense - 26/3
Primeiro colocado do Grupo A da primeira fase do Paulistão com 27 pontos, o São Paulo recebeu o Penapolense, vice-líder da chave com 19, no Morumbi, nas quartas de final. Após empate sem gols no tempo normal, a derrota por 5 a 4 nos pênaltis selou a eliminação do Tricolor.
corinthians 0 x 1 são bernardo - 25/1
Eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista, o Corinthians se complicou contra adversários teoricamente mais fracos. Um deles foi o São Bernardo, que venceu o Timão por 1 a 0 no Pacaembu. O gol da partida foi marcado por Erick Flores, ex-Flamengo.
vila nova 2 x 1 vasco - 19/8
O Vasco lutava pela liderança da Série B com 31 pontos. O Vila Nova, então lanterna da competição, já via o rebaixamento como certo. Ainda assim, os goianos venceram o duelo entre as duas equipes, no estádio Mané Garrincha lotado de vascaínos. A vitória por 2 a 1 foi construída no primeiro tempo com gols de Jheimy e Junior Xuxa. Carlos César descontou.
a campanha do santa rita-al na copa do brasil
Entre os 16 classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil, a maior surpresa foi o Santa Rita-AL. Vice-campeão estadual, o clube se fundiu com o Corinthians-AL e fez uma campanha surpreendente, eliminando Guarani, Potiguar-RN e Santa Cruz, antes de perder para o Cruzeiro nas oitavas de final.
maringá elimina coritiba no Paranaense - 30/3
Na semifinal do Campeonato Paranaense, o Maringá roubou a cena ao surpreender o Coritiba (com sua equipe principal), vencendo por 2 a 1 em Maringá e segurando o empate por 1 a 1 no jogo de volta, no Couto Pereira. O gol da classificação foi marcado pelo atacante Cristiano. Na final, os maringaenses perderam para o Londrina, que havia eliminado o time sub-23 do Atlético-PR.