quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Mais que artilheiro: Fred lidera lista de jogadores decisivos da Série A 2014


Header Espião Estatístico 3 (Foto: Infoesporte)


A artilharia do Campeonato Brasileiro 2014, com 18 gols, já atesta a importância de Fred . O atacante do Fluminense, porém, pode se vangloriar não apenas da quantidade, mas também do peso de seus gols. Afinal, de que adianta marcar ou dar uma assistência quando o jogo já está resolvido? De acordo com o Espião Estatístico, Fred é o oposto disso. Aparece justamente na hora mais complicada, em que seu time está empatando ou perdendo por no máximo um gol. Ele fez 11 gols e deu seis assistências em ocasiões como essa, totalizando 17 lances, o que o transforma no jogador mais decisivo da competição.


A análise não considera o resultado final das partidas, mas sim o placar do jogo no momento em que o jogador balançou a rede ou deu o passe para um companheiro marcar. No caso de Fred, 14 dos 17 lances decisivos aconteceram quando o Flu estava empatando, ou seja, seus gols puseram o time em vantagem. Fred é seguido como mais decisivo por Paolo Guerrero (Corinthians), com 13 lances, Marcelo Moreno (Cruzeiro) e Henrique (Palmeiras), ambos com 12, e por Barcos (Grêmio), que fecha o Top 5 com 11 lances decisivos. Curiosamente, os quatro têm dez gols decisivos cada, ficando a diferença entre eles por conta das assistências.


Ricardo Goulart gol Cruzeiro x Goiás (Foto: Reuters)Cruzeiro emplacou três entre os mais decisivos: Moreno, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart (Foto: Reuters)


Dos 11 primeiros (veja a relação abaixo), somente Fred e Marcelo Moreno não são "caseiros". Fred tem 9 lances decisivos fora de casa e oito em casa. E Marcelo Moreno, terceiro colocado no geral, tem seis em casa e seis fora. Todos os demais têm números mais favoráveis quando suas equipes atuam como mandante.



Empatados em sexto com 10 lances decisivos cada estão Wagner (Fluminense), D'Alessandro (Internacional) e Ganso (São Paulo). A diferença entre eles se dá na distribuição entre gols e assistências. Wagner tem seis gols decisivos e quatro assistências, exatamente a relação oposta à de D'Ale. Já Ganso tem somente três gols, mas em compensação acumula sete assistências em ocasiões em que o São Paulo perdia por um gol ou empatava, o que faz do meia são-paulino o garçom mais decisivo da competição.


Se analisadas apenas as assistências decisivas, Ganso (com sete) é seguido de perto por três jogadores, todos com seis. São eles: D'Alessandro, Éverton Ribeiro (Cruzeiro) e Fred.


Tabela: jogadores mais decisivos do Campeonato Brasileiro de 2014 (Foto: Editoria de Arte)