sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

BLOG: Campeonato Brasileiro Sub-20: Confira um Guia da competição


O Campeonato Brasileiro Sub-20, que terá início nesta sexta-feira, chega à sua nona edição e já se tornou uma competição tradicional na base brasileira. No torneio, já se destacaram nomes como Sandro, ex-Internacional, Rafael Carioca, então no Grêmio, Alexandre Pato, Alisson, do Cruzeiro, e mais recentemente Bertotto, do Internacional, atual campeão.


Em 2014, o torneio será novamente muito equilibrado. A dupla Grenal, que joga em casa, vem com times fortes, mas terá bons concorrentes para tirar o título do Rio Grande do Sul. Confira um pequeno Guia da competição.


Grupo A: Bahia, Criciúma, Cruzeiro, Corinthians e Portuguesa


gustavo tocantins corinthiansSemifinalista da Copa do Brasil Sub-20, o Bahia não contará com Jeam, um de seus principais jogadores. Mas aposta no meia Rômulo como principal talento e é candidato a uma das vagas. O Corinthians, do técnico Osmar Loss (primeiro campeão brasileiro sub-20, em 2006), tem um elenco um pouco mais jovem, no qual se destacam nomes como o meia paraguaio Gustavo Viera, o atacante Gustavo Tocantins e o lateral-esquerdo Guilherme Arana, de apenas 17 anos.


No Cruzeiro, o técnico Paulo Ricardo conta com um elenco experiente com alguns nomes com passagens por seleções de base, como o goleiro Georgemy e o atacante Léo Bonatini. Há outros nomes talentosos, como os volantes Sávio e Bruno Edgar, além do artilheiro Hugo Ragelli, que já marcou um gol nos profissionais, e de Judivan, que também está inscrito. O Criciúma, vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 em 2013, tem no volante Ruan e no centroavante Gustavo seus principais jogadores, além do bom atacante Roger Guedes. Na Portuguesa, os destaques são o atacante Luan e o lateral-direito Bruno Ferreira, ambos com passagem pelos profissionais.


Grupo B: Atlético-MG, Chapecoense, Fluminense, Goiás e Grêmio


Marcos Felipe, goleiro do Fluminense e seleção Sub-21Atual campeão gaúcho sub-20, o Grêmio leva uma equipe forte para a competição e tem no elenco alguns jogadores que já passaram pelos profissionais, como o meia Canhoto e o atacante Nícolas Careca. O Fluminense, mesmo sem Gerson, Robert e Kenedy, tem uma equipe com bons valores, como o volante Ikaro, o lateral-esquerdo Leonardo, o atacante Denilson e o goleiro Marcos Felipe. O Atlético-MG levou um time com muitos jogadores nascidos em 1994, como o meia Lucas Kattah e o zagueiro Jesiel, além de campeões da Copa do Brasil Sub-17, como o centroavante Flávio e o goleiro Cleiton.


O Goiás, que chegou à semifinal da Taça BH de Juniores, aposta em nomes como o volante Rezende e o atacante Jarlan, e pode beliscar uma vaga nas quartas de final. A Chapecoense confia em seu camisa 10, Léo Oro, para surpreender.


Grupo C: Botafogo, Coritiba, Santos, São Paulo e Internacional


Bruno Gomes atacante InterCampeão da Copa do Brasil Sub-20 na última terça-feira, o Internacional vai com força máxima para a competição, e basicamente o mesmo time que derrotou o Vitória na decisão. Entre os destaques, está o quarteto ofensivo formado por Alisson Farias, Andrigo, Leandro e Bruno Gomes, além do volante Rodrigo Dourado. O Botafogo, que leva a base campeã estadual em 2014, confia no bom goleiro Saulo, no zagueiro Emerson, no lateral-direito Erick e no atacante André para cumprir um bom papel.


O São Paulo, desfalcado de seus principais jogadores (todos já nos profissionais), leva nomes já conhecidos da base, como o meia Mirrai e o volante Allan, e mescla com jogadores dos juvenis em proporção inversa ao Santos, que leva uma maioria de atletas sub-17. O Coritiba, ao contrário, aposta em um time com jogadores mais velhos, com destaque para os laterais Rodrigo e Henrique, e para o atacante Paulo Victor.


Grupo D: Atlético-PR, Flamengo, Vitória, Figueirense e Palmeiras


Flamengo treino jorgeO Grupo D é, talvez, o mais equilibrado da competição. Vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20, o Vitória tem na ótima dupla de volantes formada por Borges e Flávio um de seus pontos fortes. O atacante Gabriel e o meia Nickson, filho de Jackson, ex-jogador de Sport e Palmeiras, também chamam a atenção. No Flamengo, quem deve assumir a responsabilidade de comandar o time é o meia Jajá. O lateral-esquerdo Jorge, que já atuou nos profissionais, também deve ser peça importante no ataque.


No Atlético-PR, os rápidos Crysan e Juninho devem ser protagonistas no ataque, mas o time não contará com Marco Damasceno, seu principal jogador. O Palmeiras leva também um grupo com jogadores nascidos em 1994 e já rodados na base, como o bom atacante Erick e o volante Lucas Morelatto. O Figueirense, que fez boa campanha na Taça BH deste ano, confia nos gols do atacante Carlos Henrique.



SOBRE A PÁGINA Tudo sobre futebol de base no Brasil e no mundo.