segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Barreto vê "desequilíbrio geográfico" na Série A 2015; do Nordeste, só Sport


Os torcedores do Nordeste terão menos contato com a Série A do Campeonato Brasileiro em 2015. Com as quedas de Bahia e Vitória para a Segunda Divisão, apenas o Sport (que venceu o São Paulo por 1 a 0 neste domingo) representará a região na elite da competição, já que nenhum outro clube nordestino conseguiu o acesso. O apresentador Marcelo Barreto também lembrou que dos 12 estados que receberam jogos da Copa do Mundo, apenas seis estarão representados na Série A. Para o apresentador do "Troca de Passes", a conjuntura mostra um "desequilíbrio geográfico" (assista ao vídeo).


- A conta que a gente fez antes de começar o programa, é que seis dos estádios da Copa do Mundo não têm representantes na Série A do Campeonato Brasileiro. Mostra um desequilíbrio geográfico na composição da Primeira Divisão - observou Barreto.


Diego Souza Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Sport de Diego Souza será único nordestino na Série A em 2015 (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)


Por sua vez, André Rizek observou um maior peso das regiões Sul e Sudeste. Dos oito estados que estarão representados na elite do Brasileiro 2015, seis são Paraná (Coritiba e Atlético-PR), Rio Grande do Sul (Internacional e Grêmio), Santa Catarina (Avaí, Joinville, Chapecoense e Figueirense), Rio de Janeiro (Flamengo, Fluminense e Vasco), São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Santos, Ponte Preta e São Paulo) e Minas Gerais (Cruzeiro e Atlético-MG). Os outros dois são Pernambuco (Sport) e Goiás, com a representação única do Esmeraldino.


- Não é só Nordeste não. O mapa do Brasil mostra um campeonato bem desequilibrado. Dos 27 estados, a gente tem representante de apenas oito no Campeonato Brasileiro da Série A do ano que vem. E muito pendendo para o Sul. Os três estados da região têm representantes. Também três dos quatros estados do Sudeste, São Paulo, Rio, Minas têm representantes. Depois só Goiás e Pernambuco - disse Rizek.


O comentarista Roger Flores lamentou a diminuição do peso nordestino na Série A. Embora nunca tenha defendido um time da região enquanto era jogador, Roger elogiou as torcidas do Nordeste e revelou que gostava muito de visitar a região por ter uma "atmosfera diferente".


- É uma pena a gente ter apenas um representante do Nordeste, que é o Sport, da terra do Ricardo (Rocha), disputando a Primeira Divisão. A gente perde uma praça, que é a Bahia. E eu disse, como jogador que nunca joguei em um time do Nordeste, mas vinha visitar várias vezes, jogando contra, que é uma atmosfera diferente. É um torcedor que faz muita festa. Era sempre muito gostoso vir ao Nordeste. Infelizmente só restou um time - revelou Roger.