quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Cartola 14: Conca é maior pontuador, e Daniel tem recorde numa só rodada


conca palmeiras x fluminense (Foto: Matheus Andrade/Photocamera)Darío Conca: média de 5.49 pontos em 37 jogos disputados (Foto: Matheus Andrade/Photocamera)


A temporada 2014 do Cartola FC acabou. É hora de receber aquele prêmio combinado com os amigos após vencer uma liga privada ou de lamentar que seu jogador deixou de te somar pontos bem na última rodada, fazendo você ouvir brincadeiras daquele amigo que te ultrapassou. Isso faz parte do jogo, que só volta no Brasileirão 2015. Enquanto ele não chega, o balanço do ano no fantasy game traz destaques positivos, como Conca , que alegrou os cartoleiros com sua regularidade, e negativos, como Galatto, do Criciúma, dono da pior pontuação numa só rodada. Veja as estatísticas e saiba quem rendeu e quem decepcionou ao longo das 38 rodadas.


O meia Daniel desfalcou o Botafogo na reta final do Brasileiro, pois teve uma lesão séria no ligamento cruzado do joelho esquerdo, mas não foi batido por ninguém na briga pela maior pontuação numa só rodada. Lá no início, na quarta rodada, contra o Criciúma, o Botafogo venceu por 6 a 0, e Daniel fez chover. Foram três gols, uma assistência e 31.9 pontos. Mesmo com a marca expressiva, Daniel não entrou no Top 3 de maiores pontuadores numa só jornada da história do Cartola FC. Neymar lidera, com 37.2 pontos pelo Santos, em 2011, seguido de Jonas, ex-Grêmio, com 36.4, em 2010, e Ronaldinho Gaúcho , pelo Atlético-MG, com 35.1, em 2012.


Maiores pontuadores por rodada Cartola FC (Foto: Editoria de Arte)


Patric , do Sport, e Erik, do Goiás, ficaram em segundo e terceiro na lista, respectivamente, graças aos três gols e às grandes exibições contra Santos e Atlético-PR. Quarto colocado, Alecsandro fez dois gols e deu um passe na terceira rodada. Nos 6 a 0 sobre o Palmeiras, o esmeraldino Esquerdinha anotou um gol e duas assistências, além de 5.00 pontos de bônus de defesa, já que iniciou o Brasileiro na lateral (depois jogou de meia).


Piores pontuadores por rodada Cartola 2014 (Foto: Editoria de Arte)


Os piores pontuadores numa só rodada costumam ser jogadores que levam cartões, fazem gols contra ou são muito vazados (goleiros). No Top 5 de 2014 há quatro que defendem a meta e apenas um meia. Galatto, Dida, Cássio e Deola foram os grandes penalizados de seus times em goleadas sofridas, pois o regulamento retira 2.00 pontos do goleiro por bola na rede. O volante David , do Goiás, foi o intruso e ocupou o segundo lugar, com -10.8 pontos. A "proeza" ocorreu contra o Fluminense, quando errou seis passes, levou um cartão amarelo e ainda marcou um gol contra.


Top 20 Cartola 2014 (Foto: Editoria de Arte)


Marcelo Moreno, atacante do Cruzeiro, na partida contra o Criciúma (Foto: Gualter Naves / Light Press)Marcelo Moreno é o maior pontuador do líder, que tem outros três na seleção do ano do Cartola FC (Foto: Gualter Naves / Light Press)


O grande pontuador na soma de todas as rodadas jogadas foi Darío Conca. O craque argentino desfalcou o Fluminense em uma única partida e manteve a regularidade - sua média foi 5.49 pontos, considerada alta para o game. Na sequência estão os goleiros Marcelo Grohe , do Grêmio, e Renan , do Goiás, que fizeram 112 defesas difíceis juntos (49 do primeiro, que passou 19 jogos sem levar gols, e 63 do segundo). O campeão Cruzeiro não poderia ficar fora da lista e emplacou quatro nomes no Top 10: Marcelo Moreno , Ricardo Goulart , Éverton Ribeiro e o técnico Marcelo Oliveira, que reflete a média de cada atuação coletiva celeste.


Se fizéssemos uma seleção de maior pontuadores no geral, ela seria formada, no esquema 4-4-2, com: Marcelo Grohe (Grêmio), Cicinho (Santos), Jackson (Goiás), Gil (Corinthians) e Fábio Santos (Corinthians); Conca (Fluminense), Éverton Ribeiro (Cruzeiro), Ricardo Goulart (Cruzeiro) e D'Alessandro (Internacional); Marcelo Moreno (Cruzeiro) e Fred (Fluminense). O técnico seria o cruzeirense Marcelo Oliveira.


Jogadores que mais valorizaram Cartola 2014 (Foto: Editoria de Arte)


Hora de saber quem era uma pechincha em abril e fechou o Cartola FC em alta. O goleiro Renan figura em primeiro lugar, pois ganhou a enquete dos bons e baratos do Goiás (na qual o vencedor leva a etiqueta de C$ 5.00) e rendeu o suficiente para finalizar o ano na bagatela de C$ 20.71. A grande surpresa foi Petros, que veio como aposta da Penapolense, após um bom Paulistão. O meia, que valia apenas C$ 4.00, se tornou titular do Corinthians e subiu para C$ 19.41. Douglas e Anderson Talisca já se despediram do Brasil, mas, antes de irem para a Europa, trataram de dar uma inflacionada. Antônio Carlos, do São Paulo, completa a lista dos mais valorizados.


Jogadores que mais desvalorizaram Cartola 2014 (Foto: Editoria de Arte)


Alguns jogadores despertam uma grande expectativa pelo que fizeram em clubes e temporadas anteriores, mas nem sempre vingam. Walter , do Fluminense, foi o principal. Após se destacar no Goiás, não conseguiu uma sequência no novo time e caiu drasticamente de preço: de C$ 23.00 para C$ 8.71. Léo Moura , peça-chave do Flamengo ao início da competição, também viu seu valor cair para menos da metade. Três meias de armação fecham o Top 5: Jadson , irregular no Corinthians, Ronaldinho, abaixo da expectativa até ir para o México, e Bruno César , que frustrou os palmeirenses que esperavam aquele jogador corintiano.


Em relação a 2013, o Cartola FC registrou um aumento no número de usuários. Foram mais de 380 mil novas equipes na atual temporada, totalizando 3.366.958 times no banco de dados do game. O recorde de times atualizados numa mesma rodada também veio este ano. 1.370.701 times foram salvos duas horas antes do início da terceira rodada. As cinco torcidas mais presentes no jogo são, nesta ordem: Flamengo (621.379 times), Corinthians (537.065 times), São Paulo (474.633 times), Palmeiras (283.323 times) e Vasco (215.725 times), que volta a participar do Cartola em 2015.