segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Armandão: Prass evita o pior para o Palmeiras e é o craque da rodada#38


A fratura no cotovelo direito, sofrida em partida realizada no dia 4 de maio, no Maracanã, já indicava que o ano de Fernando Prass seria cercado de dificuldades. Depois de ficar cinco meses longe dos gramados, o goleiro retornou para dar fim ao tormento dos torcedores do Palmeiras, que viviam a agonia de aturar as atuações irregulares de Fábio e Deola. E voltou para ser o salvador alviverde. Neste domingo, o arqueiro praticou defesas de alto grau de dificuldade, e foi fundamental para que o Verdão não fosse derrotado pelo Atlético-PR, resultado que poderia culminar em mais um rebaixamento para a Série B, que seria o terceiro desde 2008. Com as derrotas de Bahia e Vitória, o ponto conquistado foi suficiente para a manutenção do Palmeiras na elite do futebol brasileiro. E Prass tem grande parcela nisso. A grande atuação rendeu ao goleiro a nota 8,5 e o prêmio de craque da rodada do Troféu Armando Nogueira.


Os atacantes da seleção da rodada também tiveram grande destaque no domingo. Erik fez dois gols e foi fundamental para o triunfo do Goiás diante da Chapecoense, no Serra Dourada, em duelo alviverde. O campeão Cruzeiro venceu novamente e contou com uma baita exibição do boliviano Marcelo Moreno . De voleio, ele marcou o gol decisivo da vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, de virada. Ambos foram tão bem avaliados quanto Prass, mas tiveram a vantagem de disputar partidas sem caráter decisivo.


A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GloboEsporte.com. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.


Seleção da Rodada 38 (Foto: Editoria de Arte)


GOLEIRO


Sem nada a fazer no gol marcado por Ricardo Silva, Fernando Prass teve atuação estupenda e decisiva para o Palmeiras no empate por 1 a 1 com o Atlético-PR. O Verdão só não foi para o intervalo em desvantagem por méritos do goleiro. Foram três intervenções espetaculares, em finalizações de Dellatorre, Nathan e Douglas Coutinho. Na primeira delas, ainda contou com o auxílio de Gabriel Dias, que salvou o rebote em cima da linha. Prass fez por merecer o prêmio de craque da última rodada deste Brasileirão.


LATERAL-DIREITO


Desde que chegou ao Internacional, Wellington Silva nunca conseguiu se firmar entre os titulares. Perdeu espaço para Cláudio Winck e Gilberto. De volta ao time, ele teve papel preponderante na conquista da terceira colocação e a consequente classificação direta para a fase de grupos da Libertadores do ano que vem. No último sábado, contra o Figueirense, o lateral teve participação ativa no setor ofensivo e ainda foi capaz de definir a vitória colorada nos acréscimos. Depois de receber de Paulão, Welllington Silva se antecipou a Marquinhos Pedroso, dominou no peito e bateu cruzado para decretar a virada.


ZAGUEIROS


Ricardo Silva nem vinha sendo utilizado pelo técnico Claudinei Oliveira e por pouco não virou um vilão para os torcedores do Palmeiras em sua primeira partida na competição. Em uma linda cabeçada, o zagueiro abriu o placar para o Atlético-PR e deixou a nova arena do Alviverde em completo silêncio. Além disso, o jovem de 22 anos foi muito bem na marcação a Henrique a garantiu um lugar na seleção da rodada. Ele tem a companhia de André Bahia neste fim de sermana. Independentemente do fato de o Botafogo já estar rebaixado, o defensor fez boa partida no empate sem gols contra o Atlético-MG e brecou a garotada do Galo, que costuma imprimir muita velocidade.


LATERAL-ESQUERDO


Único jogador de linha a participar das 38 rodadas do Brasileiro, Renê fechou a sua participação na competição em grande estilo. O lateral-esquerdo do Sport foi decisivo ao iniciar a jogada que gerou o gol da vitória rubro-negra diante do São Paulo. Ele arrancou em direção ao ataque e serviu Joelinton, que não perdoou. Além disso, Renê também foi eficaz defensivamente e acabou premiado com uma vaga na seleção da última rodada.


VOLANTES


Com sobriedade e categoria, David foi um dos destaques do Goiás no Brasileirão desde o ínício da disputa. Contra a Chapecoense, na despedida do time, não foi diferente. Com passes longos e cabeça erguida, ele comandou o Esmeraldino no triunfo por 4 a 2. Para coroar a boa exibição, ainda marcou um gol de falta, sem chance para Nivaldo, e deu passe para Erik fechar o placar. Outro volante que se destacou foi Elias . O corintiano deixou a sua marca no triunfo de sua equipe contra o Criciúma, em lance que confirmou a sua característica de aparecer como elemento-surpresa. Elias parecia um centroavante ao girar e bater sem chance para Bruno.


MEIAS


Esquerdinha chegou do Ituano credenciado pelo título paulista e fez valer a aposta do Goiás. Contra a Chape, o meia teve mais uma atuação de alto nível. Jogador que pensa rápido, ele foi criativo durante a maior parte do jogo e ainda deu passe na medida para Welinton Júnior marcar. Na despedida de Alex, que sobressaiu foi o jovem Dudu. O meia do Coritiba foi responsável por algumas jogadas de categoria, e foi decisivo ao marcar o segundo gol do Coxa, na virada por 3 a 2 sobre o Bahia. Assim sendo, fincou o seu lugar na seleção da rodada.


ATACANTES


Revelação do Campeonato Brasileiro em prêmio oferecido pela CBF, Erik comprovou que a indicação foi merecida. O jovem atacante balançou a rede duas vezes no triunfo do Goiás sobre a Chape e terminou a competição com 12 gols. Nada mau para quem tem apenas 20 anos. Seu companheiro de ataque na seleção da rodada é o boliviano Marcelo Moreno. Assim como ocorreu no primeiro turno, o atacante do Cruzeiro marcou um gol de voleio diante do Fluminense, e garantiu a 24ª vitória da Raposa na competição. Uma prova a mais de que o título foi incontestável.