O quer saber: os brasileiros são favoritos para a Copa Libertadores de 2015? Serão cinco os representantes nacionais: o Atlético-MG, campeão da Copa Libertadores, além de Cruzeiro, São Paulo, Internacional e Corinthians, que se classificaram no Brasileirão. Os dois últimos, porém, ainda brigarão na última rodada para ver quem entra na competição na fase de grupos e quem terá de participar da primeira fase.
O sorteio realizado na noite desta terça-feira, em Luque, no Paraguai, colocou o São Paulo no Grupo 2, ao lado do argentino San Lorenzo, atual campeão do torneio. E mais: o quarto colocado do Brasileirão, que está entre Corinthians e Inter, vai para esse mesmo grupo se passar da primeira fase. Pode ter clássico!
Campeão da Copa do Brasil, o Atlético-MG caiu no Grupo 1, com um representante da Colômbia a ser definido, o chileno Colo Colo e o mexicano Atlas. Já o Cruzeiro, campeão brasileiro, está no Grupo 3, com Mineros de Guayana, da Venezuela, o Universitario de Sucre, da Bolívia (altitude de 2800 metros) e o vencedor do Jogo 1, entre representante do Peru contra o argentino Huracán.
O terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, que também está entre Corinthians e Inter, caiu no Grupo 4, ao lado de Emelec, do Equador, de um representante do Chile a ser definido e do vencedor do Jogo 4, entre Monarcas, do México, e The Strongest, da Bolívia. A decisão entre Timão e Colorado será conhecida na última rodada do Brasileirão, no próximo fim de semana.
Atualmente, após 37 rodadas, Inter (terceiro) e Corinthians (quarto) estão empatados com 66 pontos, mas o Colorado tem vantagem nos critérios de desempate. Quem terminar em terceiro no Brasileirão irá para o Grupo 4, enquanto aquele que ficar em quarto vai encarar um colombiano na primeira fase e, se passar, encarará São Paulo, San Lorenzo e Danubio no Grupo 2.
Os jogos de Inter e Corinthians, pela última rodada do Brasileirão, serão no sábado, às 16h30. O Timão recebe o Criciúma, na sua arena, e o Colorado visita o Figueirense, em Florianópolis.
Sorteio da Libertadores de 2015 aconteceu nesta terça-feira (Foto: AP)