Dida, da Portuguesa, encara Neymar, do Santos
(Montagem: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Não seria absurdo dizer que Dida poderia ser pai de Neymar. Aos 38 anos, o consagrado e experiente goleiro da Portuguesa, de volta ao futebol depois de dois anos parado, terá um desafio diferente e indigesto. Campeão do mundo com a Seleção em 2002, como reserva de Marcos, o atleta vai encarar o craque de moicano, de 20 anos, maior esperança do futebol nacional para liderar a possível conquista da Copa de 2014, no Brasil.
O duelo de gerações colocará à prova a eficiência de Dida, que estreou sem sofrer gols pela Lusa na vitória por 1 a 0 contra o São Paulo, na última rodada do Campeonato Brasileiro, e de Neymar, artilheiro do Santos na temporada com 29 gols em 29 jogos. Se a Portuguesa conta com seu "paredão" para vencer em casa e seguir subindo na tabela, o Peixe aposta suas fichas no atacante para, enfim, conseguir o primeiro triunfo na competição nacional.
Portanto, quando Portuguesa e Santos iniciarem a partida deste domingo, às 16h, no Canindé, mais do que apenas o jogo válido pela sétima rodada do Brasileirão, o confronto marcará o encontro da mais nova joia nacional diante de um goleiro repleto de história, que largou a aposentadoria para retornar aos gramados.
A Portuguesa vai empolgada pela vitória na última rodada sobre o São Paulo, também no Canindé. A Lusa tem sete pontos, três a mais que o Peixe, que ainda está atrás da primeira vitória no Brasileirão. O jogo será transmitido para todo o Brasil pelo canal Premiére, por meio do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances, em Tempo Real.
Portuguesa: o técnico Geninho deve manter o 3-5-2 que venceu o São Paulo no último fim de semana. O atacante Ananias, recuperado de dores na coxa, pode voltar ao time, mas deve ficar no banco de reservas. Mudança certa é a saída de Luis Ricardo, que cumpre suspensão. O jovem Alê, de apenas 19 anos, é uma opção para a vaga na lateral direita. Geninho ainda pode deslocar Ivan para a direita e promover Raí a titular na esquerda. Assim, a Lusa deve entrar em campo com Dida; Rogério, Gustavo e Lima; Alê (Raí), Moisés, Guilherme e Léo Silva e Ivan; Diego Viana e Vandinho.
Santos: apesar de ter algumas dúvidas em virtude de atletas no departamento médico, o técnico Muricy Ramalho, do Alvinegro, não deve mudar a equipe titular do Peixe, em relação ao time que treinou nos últimos dias no CT Rei Pelé. A provável novidade da partida será a estreia de Douglas (antes chamado de Wesley Douglas), jovem lateral-direito de 19 anos. Além do atleta recém-promovido da base, a outra surpresa para a torcida santista é a possível volta de Paulo Henrique Ganso, desfalque contra o Coritiba, ele está relacionado para o jogo contra a Lusa. Já Elano deve seguir no banco. Desta forma, o provável Santos terá: Rafael; Wesley Douglas, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Henrique, Arouca e Ganso; Neymar e Borges.
Portuguesa: Luis Ricardo, suspenso. William Xavier, Leandro Silva e Ricardo Jesus, lesionados.
Santos: Fucile, David Braz, Pedro Castro, Crystian, Galhardo, Bernardo, lesionados. Maranhão, barrado.
Portuguesa: os zagueiros Gustavo e Rogério.
Santos: os zagueiros Bruno Rodrigo e Edu Dracena.
Raphael Claus (SP) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP). Raphael Claus arbitrou três partidas no Brasileirão, marcou 116 faltas (média de 38,7 por jogo), aplicou 10 amarelos (3,3 po jogo), nenhum vermelho e assinalou dois pênaltis. O campeonato tem média de 4,59 amarelos, 0,22 vermelhos e 37,7 faltas.
Portuguesa: Guilherme. O volante chegou a ser afastado da Lusa e perdeu o início do Brasileirão por conta das negociações com o Corinthians. O volante disse ter sido até ameaçado por torcedores da Portuguesa. Mas isso ficou para trás. Ele voltou a ser titular na partida contra o São Paulo, jogou bem e foi aplaudido no Canindé. Agora, ele espera fazer um gol no Santos para selar as pazes com a torcida.
Santos: Neymar e Ganso. O atacante do Santos, artilheiro do time na temporada, com 29 gols em 29 jogos, marcou contra o Coritiba, no empate por 2 a 2, e é a principal esperança de bolas na rede do time. O craque tentará manter média de um gol por partida. Já o camisa 10 retorna para a equipe e deve melhorar a qualidade do passe no meio.
Moisés, volante da Portuguesa: " O Santos tem jogadores de qualidade, como Neymar, Ganso e Arouca, que sempre podem fazer a diferença. Não podemos nos descuidar na marcação, mas também precisamos atacar. Espero que possamos ter esse equilíbrio para buscar a vitória e mais três pontos importantes. Vencer dois clássicos seguidos nos daria uma confiança ainda maior para a sequência da competição"
Muricy Ramalho, técnico do Santos: "É um time que passou por uma fase não boa no Paulistão. Ganhou um bom clássico contra o São Paulo e é sempre complicado jogar no Canindé. Será um jogo duro, como todos no Brasileiro"
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Este é o pior início de Campeonato Brasileiro na história do Santos. Pela primeira vez desde 1971, quando o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado, o Santos não conseguiu vitória alguma em suas seis primeiras partidas na competição.
* Além do jejum de vitórias (sete partidas sem ganhar, contando a Libertadores), o Santos vive um momento de escassez de gols. Depois de marcar 79 gols em 31 jogos até a decisão do Campeonato Paulista, o Peixe marcou apenas cinco gols em suas últimas dez partidas. Nestes jogos, o Santos conseguiu apenas uma vitória, empatou cinco vezes e sofreu quatro derrotas.
* No Canindé, a Portuguesa já disputou 15 partidas nesta temporada, obtendo oito vitórias, quatro empates e sofrendo apenas três derrotas, para Paulista e Santos no Paulistão, e Vasco no Brasileiro. Em 2012, a Lusa marcou 23 gols no Canindé e sofreu nove.
* Nas últimas cinco vezes que Portuguesa e Santos se enfrentaram no Canindé, houve quatro empates (0 a 0 no Brasileiro 2001; 1 a 1 no Torneio Rio-SP 2002; 0 a 0 no Brasileiro 2008 e 1 a 1 no Paulistão 2010) e uma vitória santista por 2 a 0 no Paulistão deste ano.
Com um time repleto de reservas e comandado por Elano, o Peixe bateu a Lusa por 2 a 0 no Paulistão deste ano, no dia primeiro de abril. O zagueiro Rafael Caldeira e o atacante Dimba balançaram as redes a favor do Santos.