O Barcelona trabalha há muito tempo para ter Neymar . A forte concorrência de clubes de todo o mundo fizeram com que a equipe catalã investisse em uma estratégia para não perder a maior estrela da atualidade no futebol brasileiro. Desde 2009, quando teve o primeiro interesse, West Ham, Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Milan, Bayern de Munique e até o Corinthians entraram na disputa pelo craque. E o Barcelona se organizou para vencer a disputa. O clube catalão decidiu analisar o atacante santista de perto, diariamente. E a partir de dezembro de 2010 o interesse ficou ainda maior, quando o representante do Barça no Brasil, André Cury, passou a acompanhar o pai de Neymar durante 24 horas por dia, até a relação virar amizade.
Foi em 2009 que o Barcelona decidiu investir pesado em Neymar. Durante o sul-americano sub-17 quando ele era o principal nome da Seleção, no Chile, três dirigentes do clube espanhol prepararam um dossiê sobre Neymar. A reportagem do "Esporte Espetacular" teve acesso aos documentos, que falam do desempenho dele dentro e fora de campo, um perfil completo de como é o jogador.
Neymar e Messi juntos, em times diferentes, em 2011 (Foto: Site Oficial)
Veja alguns trechos do dossiê sobre Neymar:
“Ele se adapta a diferentes estilos de jogo. Seria perfeito para o lado esquerdo do Barcelona, pode chegar à linha de fundo e sair em diagonal com enorme facilidade. Muito disciplinado taticamente, pode adaptar-se ao lado direito, ponta de lança ou como falso centroavante em função do desenvolvimento da partida.”
"Como muitos jovens de seu país, foi pai recentemente sem estar casado. Assumiu o filho com absoluta naturalidade e alegria. De Ronaldinho, soubemos que tinha um filho quando a criança já estava com seis meses.”
“Apesar de ter apenas 19 anos, parece escutar com humildade. Fala com franqueza olhando nos olhos."
O representante do Barcelona no Brasil, André Cury, garante que o clube espanhol não tem dúvida nenhuma de que Neymar é uma aposta certa. A expectativa de ver o astro atuando ao lado das estrelas do Barça não é só da diretoria, mas da torcida e de todos os envolvidos. A esperança é que ele se torne um dos principais jogadores do mundo nos próximos anos.
- As informações que eu tenho, é que além de não ter dúvida nenhuma, é a contratação mais esperada. Tanto da secretaria técnica, quanto do clube e de todos os associados. Vira e mexe eles fazem enquetes e o Neymar aparece com 90% de preferência. Eu acho que o que pode acontecer, que nunca aconteceu, é termos o Camp Nou lotado, 97 mil pessoas, só para recebê-lo. O que quer dizer que a junção de Barcelona com bons profissionais, faz ser melhor do Mundo. Você pode ver que das ultimas 15 edições de melhor jogador do Mundo, o Barcelona ganhou dez. Ganhou com Romário, Rivaldo, Ronaldinho, Ronaldo, Messi... Ele sempre ganha. Se juntar craque com Barcelona, dá em melhor do Mundo - disse André.
Pai de Neymar é o responsável pela
carreira do jogador (Foto: Marcelo Hazan)
Desde quando subiu ao elenco profissional santista, em 2009, o assédio não parou. A cada janela uma grande engenharia para manter o craque era feita pelo Santos e pela família do jogador. A preocupação em acertar na transferência sempre foi grande. E o pai do atacante, Seu Neymar, sempre a frente das negociações, buscava filtrar o bombardeio de propostas. Até o Corinthians fez uma oferta vantajosa, mas foi negada pela grande cautela que sempre acompanhou a todos que cuidam da carreira de Neymar. A partir de 2010, quando se firmou no time principal, ele não parou de conquistar títulos e ser convocado para a Seleção. Pelo Peixe, foi o grande nome dos tricampeonato paulista (2010, 11 e 12), da Copa do Brasil (2010), da Libertadores (2011) e da Recopa Sul-Americana (2012). A cada conquista sendo protagonista, a quantidade de propostas aumentava na mesa do Santos.
- É coisa de anos. Acho que o Neymar ingressou para o Santos, no primeiro ano ele estava com 17 anos, e no ano seguinte já começava a nossa batalha contra a janela. Toda janela que vem, principalmente essas janelas de julho e agosto, que são as principais da Europa, é mais difícil você concorrer com esses interesses. Era bastante interessante (interesse do Corinthians), mas pela história que o Neymar tem, não aceitamos. A gente respeitava a camisa do Corinthians, mas respeitávamos principalmente a camisa do Santos e o amor que ele tem pela torcida - disse o pai do craque.
O dossiê completo sobre Neymar está no CT do Barça, conhecido como Cidade Desportiva Joan Gamper, que fica a 12 km de Barcelona. Com uma área de 136.839m², o clube tem uma mega estrutura e é onde prepara os dossiês de jogadores com o "Perfil Barça". É alí onde estão os segredos mais bem guardados pelo clube.
O CT do Barcelona é o local onde ficam guardados os dossiês sobre os jogadores.
(Foto: Divulgação / FC Barcelona)