sexta-feira, 24 de maio de 2013

Luiz Carlos Jr. relembra momentos marcantes de narrações no Brasileirão


O Campeonato Brasileiro não é um momento especial e diferente apenas para jogadores, técnicos e torcedores. Nas cabines de imprensa dos estádios pelo país afora, jornalistas também aguardam com grande expectativa a principal competição nacional de futebol. No SporTV, o narrador Luiz Carlos Jr. é presença certa já na primeira rodada do Brasileirão de 2013, que começa neste sábado. No "SporTV News", ele relembrou alguns jogos marcantes na carreira.


O primeiro jogo que Luiz Carlos Jr. lembrou do Brasileirão foi o último deles. No ano passado, ele estava em Presidente Prudente quando o Fluminense venceu o Palmeiras por 3 a 2 e, com três rodadas de antecedência, se sagrou campeão.


- Não que tenha sido uma narração especial, foi a última. De certa forma eu meio que deleto as coisas, não me lembrava dessa narração do gol (do Fred, o último do Fluminense). Não consigo me lembrar bem, então acho legal ouvir. Se a gente mostrar narrações bem antigas, vai ter uma flagrante diferença. Tenho uma autocrítica muito dura, gosto de ver a reprise do jogo para ver o que gostei ou o que não gostei, tentando melhorar no jogo seguinte.


Luiz Carlos Jr. narrador sportv (Foto: Reprodução SporTV)Narrador Luiz Carlos Jr. chegou ao SporTV em 1991

e tem a emoção como marca (Reprodução SporTV)


Em 1996, o Grêmio foi campeão diante da Portuguesa, tendo vencido o segundo e decisivo jogo por 2 a 0, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Luiz Carlos revela que não gosta tanto dessa narração.


- De uma forma geral, existe uma tendência muito grande minha de não gostar dessa narração, é antiga, um tanto verde ainda - disse o narrador do SporTV, antes de ouvir novamente a narração daquele jogo.


- Continuo sem gostar - disse depois de ouvir e ver o VT da partida. A apresentadora Aurora Bello destacou a emoção como característica sempre presente à narração de Luiz Carlos Jr..


- É absolutamente natural, não crio um texto antes de fazer uma narração, as cosais vão aparecendo na hora. O legal da narração é contar uma história que está acontecendo naquele exato momento. Você tem que verbalizar aquilo. As pessoas comentam muito em emoção, fico muito lisonjeado, mas é absolutamente natural, não é forçado. Não penso antes: 'Se o Fred marcar o gol vou falar que ele sabe tudo na grande área'. Aquilo pinta na hora.



As pessoas comentam muito em emoção, fico muito lisonjeado, mas é absolutamente natural"


Luiz Carlos Jr.



O narrador do Canal Campeão ainda cita sua primeira e única passagem como repórter do canal, ainda em 1992, na final do Brasileiro, entre Flamengo e Botafogo, no Maracanã.


- Em 92 foi a primeira e única participação como repórter no SporTV, a narração foi do Márcio Martins. Foi quando fiquei como repórter do campo, a arquibancada caiu, foi uma experiência pesada.


Em 1998, o Corinthians venceu o Cruzeiro por 2 a 0 no Morumbi e ficou com o título. Luiz Carlos já destaca uma evolução na sua maneira de narrar àquela época.


- Noto uma evolução de 95 para 98, a voz ainda está um tanto diferente, ainda é mais jovem, mas tecnicamente já tem uma evolução.


Robinho e Diego comemoração Santos campeão 2002 especial (Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos)Robinho e Diego comemoração Santos campeão

2002 especial (Divulgação / Site Oficial do Santos)


Quanto à final nacional de 2002, em que o Santos bateu o rival Corinthians por 3 a 2, Luiz Carlos cita um antigo time da Vila, recheados de jovens, que também chamou a atenção.


- Me lembro de menor, ainda garoto, acompanhar o Santos de 1978, gostava muito do Pita, Ailton Lira, Juary, João Paulo, enfim, os meninos da Vila, e (em 2002) foi uma reedição de um time muito jovem, com Robinho e Diego. A partir daí o Santos ressurgiu com essa geração e, evidentemente, depois com o Neymar.


Luiz Carlos Jr., ao lado de Roger Flores, narra a partida entre Vitória e Internacional, às 18h30, que acontece neste sábado na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.