segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Brasileirão pode ter menor nº de times fora do "eixo" nos pontos corridos


Caso o Campeonato Brasileiro terminasse na 37ª rodada, a competição de 2015 contaria com a o menor número de clubes de fora do chamado eixo Sul-Sudeste. É a conclusão do jornalista Carlos Eduardo Mansur, que destacou que apenas Sport e Goiás seriam representantes deste grupo. Dessa forma, a competição sob o formato de pontos corridos veria sua menor representatividade por região desde sua implementeção, em 2003 (assista ao vídeo).


- Se terminar tudo como está agora, a subida da Série B e a queda da Série A, vamos ter apenas dois clubes fora das regiões mais ricas do país: Sudeste e Sul. Só Goiás e Sport permaneceriam na Série A. Esse é o menor número dos pontos corridos. Nunca se teve uma representatividade tão baixa de outras regiões. O que mostra que estados e orçamentos mais poderosos cada vez farão mais diferença. O que Santa Catarina faz é notável nesse momento - disse no .


Joinville, Ponte Preta, Vasco e Avaí são os times que garantiram o acesso à elite vindos da segunda divisão, o que fará com que quatro equipes de Santa Catarina disputem a Série A no próximo ano. A previsão de Mansur, no entanto, pode mudar dependendo dos feitos de Vitória e Bahia, já que um deles pode se livrar do descenso. Os dois times precisam vencer na 38ª rodada e torcer para um tropeço do Palmeiras, o último fora da zona de rebaixamento.


Érico Júnior na partida Goiás x Sport (Foto: Foto: Carlos Costa / Futura Press)Goiás e Sport podem ser os únicos fora do eixo

sul-sudeste (Foto: Carlos Costa / Futura Press)


Já o apresentador André Rizek destacou, porém, que há clubes no eixo sul-sudeste com menor orçamentos que times, por exemplo, do nordeste. É o caso da Chapecoense, que chegou à elite em 2013 e se manteve esse ano na Série A. Segundo Rizek, o clube alviverde é um exemplo de gestão a ser seguido.


- Clubes como Bahia tem receita maior que a Chapecoense, que tem uma folha de pagamento de R$ 1,3 milhão por mês. Tem clube que vai ser rebaixado com folha maior. Isso prova que o clube fez o seu papel, não atrasou salário, pagou em dia.


Até o momento, Botafogo e Criciúma tiveram seus rebaixamentos decretados. O Bahia enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira, às 17h deste domingo, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. No mesmo dia e horário, o Vitória encara o Santos, no Barradão, enquanto o Palmeiras pega o Atlético-PR, em sua nova arena.