domingo, 22 de julho de 2012

Afirmação de Rafael destaca trabalho de formação de goleiros no Santos




Sucesso de Rafael trouxe os holofotes para a formação de goleiros do Santos (Foto: Divulgação / Santos FC)Sucesso de Rafael atraiu holofotes para a formação

de goleiros no Santos (Foto: Divulgação/Santos FC)


Pelé, Pepe, Robinho, Diego, Neymar, Paulo Henrique Ganso... Não é preciso um extenso levantamento estatístico para se identificar que a tradição do Santos está em revelar talentos do meio para frente. Mas um destaques dessa nova safra de Meninos da Vila está na mais defensiva de todas as posições, o gol.


Aos 21 anos, Rafael já entrou para a história santista ao brilhar na conquista da Taça Libertadores da América do ano passado. Não bastasse, o camisa 1 alvinegro vem ganhando espaço na seleção brasileira, a ponto de ter sido convocado pelo técnico Mano Menezes para a disputa das Olimpíadas de Londres.


O histórico santista pode levar à ideia de que Rafael é um caso à parte nessa "escola" peixeira de formação. Um olhar mais atento, porém, mostra que não é bem assim. Dos três goleiros usualmente relacionados às partidas no atual elenco santista, dois são revelados na Vila Belmiro (Rafael e Vladimir).


Isso porque até a chegada de Aranha, no começo do ano passado, outro prata da casa — Felipe, que está emprestado ao Náutico — também fazia parte do grupo, sendo titular na campanha do título paulista de 2010 e na maior parte da Copa do Brasil do mesmo ano, também vencida pelo Santos.


Na Vila Belmiro, o discurso é o de que não só Rafael, mas ainda Vladimir e Felipe — que assim como o companheiro, somam partidas em seleções brasileiras de base — 'puxam a fila' de um trabalho que almeja fazer do clube referência não só na formação de armadores e atacantes, mas também de goleiros. E quem lá trabalha já deixa o aviso: "Vem mais por aí".


Destaque na base, Guido já treina com Rafael (Foto: Divulgação)Destaque na base, Guido já treina com Rafael no

profissional do Peixe (Foto: Divulgação)


Próximo da lista


É no gol que está uma das principais promessas da base alvinegra: o baiano Guido, de 18 anos. Nascido em Salvador (BA), o arqueiro chegou ao Santos há cerca de dois anos, vindo do Vitória, e é rosto fácil em convocações das seleções de base. Em 2010, inclusive, defendeu dois pênaltis na decisão da Copa do Mediterrâneo Sub-16, disputada na Espanha, contra o Barcelona.


Titular do Santos na última Copa São Paulo — na qual sofreu apenas dois gols em cinco jogos, ambos na derrota por 2 a 0 para o Desportivo Brasil, pelas oitavas de final —, Guido já vinha realizando alguns treinos junto do elenco profissional do Peixe desde o ano passado. Não à toa, o jovem candidato à camisa 1 do Alvinegro Praiano é tratado como jóia na Vila Belmiro.


- Quando o Guido chegou, claro que ele ainda precisava corrigir algumas coisas no tocante à parte técnica, mas ele sempre foi um garoto muito inteligente, que assimila rápido as coisas. É um goleiro qualificado, experiente em seleção de base, e isso ajuda bastante - aponta Rogério Lima, preparador de goleiros do sub-17 santista e que já havia trabalhado com o goleiro na Seleção.


O próprio Guido não esconde que o histórico recente de oportunidades a goleiros da casa é um incentivo a mais para apostar que a hora de chegar ao profissional está próxima. Até por isso, destaca a importância do treinamento quase que diário ao lado de Rafael e companhia.


- O fato de dois dos três goleiros do time de cima terem saído da base mostra que o Santos é um clube que dá essa oportunidade. A convivência com eles (Rafael e Vladimir) é muito boa, e com o Aranha também. Quando treino com eles, sou muito bem recebido. Além de muito bons, são cabeça aberta - analisa.


Guido chegou ao Santos e 2010 e se firmou como uma das grandes promessas do clube (Foto: Divulgação / Santos FC)No Santos desde 2010, Guido é hoje uma das grandes promessas do clube (Foto: Divulgação / Santos FC)


Filosofia de trabalho


As apostas no time profissional e a confiança de Guido se refletem nas clínicas que o Santos realiza pelo Brasil, atrás de novos talentos para as mais diversas posições. Se os fenômenos Neymar e Ganso impulsionaram os sonhos de futuros meias e atacantes, o sucesso de Rafael abriu de vez os olhos da garotada para o sonho de também defender a meta santista.


- Com certeza, aumentou (a procura no Santos por testes no gol) após o Rafael. Sempre que acontecem as clínicas, apresentam de 40 a 50 meninos, por final de semana. Às vezes, temos até que pedir para alguns esperarem, para que todos tenham a oportunidade de treinar. Caso contrário, você acaba nem trabalhando com seus próprios jogadores (risos) - conta Rogério.


Rogério Lima, preparador de goleiros do sub-17 santista (Foto: Divulgação / Santos FC)Rogério Lima, preparador de goleiros do sub-17

santista (Foto: Divulgação / Santos FC)


De acordo com o preparador do sub-17, a filosofia de trabalho varia de acordo com a categoria dos atletas. No sub-13, por exemplo, a prioridade é a parte técnica, com exercícios que visam condicionar a coordenação motora dos garotos. No sub-15, as atividades físicas ganham mais intensidade. Do sub-17 em diante, o ritmo de treino adquire um caráter mais próximo do profissional.


- Temos que respeitar a transição da criança para o adolescente. Primeiro, trabalhamos a parte técnica, como o gesto para uma defesa no chão. Aos poucos, a partir do sub-17, começamos a pegar mais 'pesado', trazendo ao menino diferentes situações reais de jogo e apontando os pontos a serem corrigidos. Até porque de lá para o profissional, é um pulo - explica.


- Temos reuniões frequentes entre os treinadores da base e do profissional, atrás do que eles querem para adequarmos nosso trabalho. Hoje, como já mostra o Rafael, mas também o Felipe e o Vladimir, não estamos mais engatinhando. Agora é dar sequência. E podem esperar, que sairão mais goleiros de qualidade oriundos da base do Santos - emenda.


Próximo da "linhagem", Guido faz coro a Rogério e também aposta na sequência do trabalho.


- Por conta dessa tradição de formar meias e atacantes, pode até soar um pouco estranho o Santos, hoje, revelar goleiros. Mas é algo que as pessoas vão se acostumar a ver cada vez mais - conclui.


Clique aqui e assista a vídeos do Santos