A terceira etapa da Liga Nacional de Futevôlei foi disputada em Brasília. O estado que tinha mais participantes era o Rio de Janeiro, com cinco times. Mas quem fez a festa na capital federal neste domingo foi o Santos. Com o ex-jogador Giovanni, o clube paulista venceu o torneio masculino contra o Fluminense, de Bruno Reis, por 2 sets a 1 (16/18, 18/11 e 15/12) e ainda viu as representates no feminino, Josy e Taíssa, derrotarem as corintianas Lana e Patricinha por 18 a 13.
No primeiro set, o Santos abriu o placar. Quando perdia por 2 a 0, em lance corajoso de Bruno Reis, numa largadinha na diagonal, o Tricolor marcou o primeiro ponto. A dupla carioca buscou o jogo e conseguiu abrir 5 a 2. Mesmo com falta de entrosamento, o Peixe empatou: 5 a 5. Gaetano substituiu Bebeça, mas a dupla santista se reencontrou e fez 10 a 7. O Tricolor voltou a mexer na formação, e Bebeça e Gaetano empataram: 10 a 10. Saiu Giovanni e, com a entrada de Bello, a partida ficou mais ágil. A cada ponto, vibrando muito, Vinícius conseguiu parar a dupla Tricolor. Mas não por muito tempo. Os cariocas chegaram a marcar 16 a 14 e, com uma bela percepção de jogo, fecharam a parcial em 18 a 16, acabando assim com a invencibilidade santista.
No segundo set, Giovanni voltou mais tranquilo e abriu o placar, seguido por Vinícius em lindo ataque de costas. O primeiro ponto do Fluminense veio de uma bola veloz, em que Giovanni não teve velocidade e nem flexibilidade para chegar. O Tricolor empatou em 2 a 2, com Bebeça e Bruno Reis. A virada veio com um ponto de saque de Bruno. Os santistas quiseram fazer uma escrita diferente do primeiro set e foi a vez deles virarem: 6 a 4. Demonstrando muita garra e buscando bolas difíceis, Bruno Reis deixou tudo igual: 8 a 8. Mas Vinícius estava inspirado e, com algumas falhas da equipe carioca, o Santos abriu quatro pontos de vantagem (13 a 9). Querendo fechar logo o set e levar a decisão para o tie-break, a dupla do Peixe definiu em 18 a 11.
O trio santista campeão em Brasília: Vinícius, Giovanni e Bello (Foto: Divulgação / LNF)
No terceiro e decisivo set, a formação das duplas começou com Bebeça/Bruno Reis e Giovanni/Vinícius. Com muita habilidade, sem ter sido substituído em toda partida, Vinícius mostrou jogo ágil e abriu 2 a 0 para Santos. Com a troca de lado a cada soma de cinco pontos, o jogo ganhou mais ritmo e, em poucos minutos, a dupla paulista já estava com 6 a 3 no placar. Mas, com os erros dos paulistas, o Tricolor aproveitou, empatou e buscou a virada: 8 a 6. Com a entrada de Bello no lugar de Giovanni, o Peixe ensaiou uma bela reação, chegando a abrir 10 a 8. E durante a reta final, a história não foi diferente. Apesar da ansiedade em fechar a partida, o que resultou em dois pontos para o Fluminense, o ponto do título veio em um contra-ataque curto de Vinícius. Resultado final: 15 a 12. Santos campeão por 2 sets a 1.
O Peixe se classificou para a decisão motivado pela vitória sobre os campeões da etapa de Macaé. Giovanni liderou o trio num primeiro set disputado para depois obter a vaga santista por 2 a 0 (22/20 e 18/14). O esforço do Fluminense para avançar de fase foi similar, mas no segundo set, derrotando o Botafogo com parciais de 18/11 e 19/17.
Josi e Taíssa vencem mais uma etapa
Mesmo com 100% de aproveitamento e com o peso das adversárias terem vencido a última etapa, em Macaé, Josi e Thaíssa souberam aproveitar bem o surpreendente nervosismo de Lana e Patricinha. Jogando com muita consistência, as meninas santistas mantiveram-se à frente no começo do jogo. Após dois erros, as corintianas igualaram o placar: 7 a 7. Mas, a partir daí, Lana e Patricinha voltaram a errar muito, e o Santos disparou. Administrando bem a superioridade, as santistas venceram por 18 a 13 e conquistaram seu segundo título no circuito. Elas também levantaram a taça da primeira etapa, no Rio de Janeiro, jogando pelo Flamengo.
Josy e Taíssa venceram a disputa de campeãs da LNF contra Lana e Patricinha (Foto: Divulgação / LNF)