quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Joelmir Beting, criador da expressão 'gol de placa', morre aos 75 anos


LANCEPRESS! - 29/11/2012 - 02:39 São Paulo (SP)


Jornalista Joelmir Beting (Foto: Divulgação)


O jornalista econômico do Grupo Bandeirantes Joelmir Beting, morreu na madrugada desta quinta-feira à 0h55, em consequência de um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE) ocorrido no último domingo. A informação foi confirmada pelo filho Mauro Beting, que é colunista do LANCE!, LANCE!Net e L!TV, pelo Twitter, com a mensagem: "Um minuto de barulho por Joelmir Beting."


Aos 75 anos, o palmeirense Joelmir estava internado desde 22 de outubro no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, por causa de complicações renais, resultantes de uma doença autoimune.


E MAIS:

> No seu blog no LANCE!Net, Mauro Beting postou sua homenagem ao pai


Nascido em Tambaú, no interior paulista, ele iniciou a carreira jornalística como repórter esportivo nos jornais "O Esporte" e "Diário Popular". Trabalhou também na rádio Pan-Americana, que anos depois se tornaria a Jovem Pan (SP). Em 1962, ao se formar em sociologia, migrou para o jornalismo econômico, no qual se tornou especialista.


Mas foi no início da carreira que Joelmir marcou seu nome na história ao criar a expressão "gol de placa", após uma partida entre Santos e Fluminense, no Maracanã, no dia 5 de março de 1961. No jogo vencido pelos santitas por 3 a 1, Pelé marcou um gol tão fantástico que Joelmir Beting pediu ao jornal “O Esporte” que encomendasse uma placa para ser fixada no saguão do estádio, em homenagem ao feito. A partir de então, todo golaço passou a ser chamado de gol de placa.


O jogo do Gol de Placa:



FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 1 x 3 SANTOS


Dia: 5 de março de 1961

Torneio: Torneio Rio São Paulo

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Gols: Pelé (2) e Pepe, pelo Santos, e Jaburu, pelo Flu

Juiz: Olten Ayres de Abreu.

Renda: 2.685.317,00


SANTOS: Laércio. Fiotti. Mauro. Calver e Dalmo. Zito e Mengalvio (Nei). Dorval. Coutinho. Pelé e Pepe (Sormani).


FLUMINENSE: Castilho. Jair Marinho. Pinheiro. Clovis (Paulo) e Altair. Edmilson e Paulinho. Telê Santana (Augusto). Valdo. Jaburu e Escurinho.