quinta-feira, 29 de novembro de 2012

'Em casa', Neymar tenta surpreender e chegar entre os três na Bola de Ouro


Trata-se da elite do futebol mundial - e principalmente europeu. Logo, trata-se de uma concorrência que Neymar talvez ainda não esteja pronto para superar. Ainda assim, o craque santista (10º colocado em 2011) tenta ser o primeiro jogador fora do velho continente na história nomeado entre os três finalistas da Bola de Ouro. E logo "em casa", no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A resposta sairá nesta quinta-feira, a partir das 11h (de Brasília), quando a edição de 2012 do prêmio da Fifa e da revista francesa "France Football" conhecerá os seus últimos candidatos. O GLOBOESPORTE.COM transmitirá a cerimônia ao vivo.


Neymar gol Brasil x Argentina (Foto: AP)Neymar tenta pela primeira vez na história ser um atleta fora da Europa nomeado entre os três melhores (AP)


Dois dos 23 concorrentes aparecem como "barbadas" e à frente de Neymar, como o próprio costuma argumentar em suas entrevistas. O primeiro da lista é Lionel Messi , eleito o melhor do planeta nas últimas três temporadas e pulverizador de recordes em 2012. Apesar de não ter conquistado nenhum título de peso com o Barcelona (apenas a Copa do Rei), o craque argentino está muito perto de superar o alemão Gerd Müller como maior artilheiro em um só ano - ele soma 82 gols contra 85 do ex-jogador do Bayern de Munique em 1972.


Lionel Messi Barcelona Cristiano Ronaldo Real Madrid (Foto: AFP)Lionel Messi e Cristiano Ronaldo deverão figurar

entre os finalistas novamente (Foto: AFP)


Outro nome entre os favoritos é Cristiano Ronaldo . Protagonista do título do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha com o Real Madrid , o atacante luso ainda tem a seu favor a boa participação de Portugal na Eurocopa da Polônia e Ucrânia, quando ajudou sua seleção a chegar até a semifinal, sendo eliminada pela campeã Espanha nos pênaltis. Nos últimos jogos, porém, ele caiu de produção.


Para a sorte do português, no entanto, a votação já foi encerrada. Ao todo, treinadores e capitães das 209 seleções filiadas à Fifa, além de outros 49 jornalistas escolhidos pela “France Football”, foram os responsáveis pela lista de 23 nomes que será reduzida (veja a lista abaixo pela ordem alfabética).


jogadores bola de ouro (Foto: arte esporte)


Falcao García, Iniesta e outras 'zebras'


Além de Neymar, outros jogadores também sonham com um lugar no pódio. Andrés Iniesta parece ser o maior credenciado à honraria, já que acabou eleito como o melhor jogador na Europa em 2011/2012, superando os próprios Messi e Cristiano Ronaldo. O camisa 8 do Barcelona também guiou a Espanha ao título da Euro e foi escolhido o craque da competição. Xavi Hernández, desta vez, foi o coadjuvante de luxo.


No mesmo futebol espanhol está o colombiano Falcao García , decisivo nos títulos da Liga Europa e da Supercopa Europeia com a camisa do Atlético de Madri . O marfinense Didier Drogba, herói do Chelsea na conquista da Liga dos Campeões, e o meio-campista Andrea Pirlo, do Juventus campeão invicto na Itália, são outros importantes candidatos. Corre por fora ainda o sueco Zlatan Ibrahimovic, que anotou um dos gols mais bonitos dos últimos tempos na vitória de sua seleção sobre a Inglaterra (veja ao lado).


Mourinho e Guardiola 'duelam' entre os técnicos


A Fifa também irá reduzir para três a lista dos candidatos ao prêmio de melhor treinador do ano. Mesmo tendo trabalhado apenas no primeiro semestre, Josep Guardiola concorre pelo Barcelona. O seu antigo rival, José Mourinho, também está presente entre os dez escolhidos. Vicente Del Bosque (Espanha), Roberto Di Matteo (Chelsea), Alex Ferguson (Manchester United), Jupp Heynckes (Bayern de Munique), Jürgen Klopp (Borussia Dortmund), Joachim Löw (Alemanha), Roberto Mancini (Manchester City) e Cesare Prandelli (Itália) são os indicados restantes.



No futebol feminino, a brasileira Marta mais uma vez está entre as finalistas. O cronograma será o mesmo, diminuindo a lista de dez para três nomes, tornando incerta a presença da camisa 10, que não desponta como favorita depois de colecionar atuações apagadas com a Seleção nas Olimpíadas. A americana Alex Morgan e a japonesa Homare Sawa (vencedora da última edição) aparecem à frente. Todos os vencedores serão conhecidos no dia 7 de janeiro, em festa de gala, em Zurique, na Suíça.


Marta na derrota do Brasil para o japão no futebol (Foto: AP)Marta não desponta entre as favoritas ao prêmio entre as jogadoras (Foto: AP)