quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Segundo Blatter, Neymar precisar ir à Europa para ser o melhor do mundo


É praticamente impossível Neymar se tornar o melhor jogador do mundo atuando no Brasil. De acordo com o discurso do presidente da Fifa, Joseph Blatter, o atacante do Santos só terá reais condições de vencer a Bola de Ouro quando acertar transferência para o futebol europeu. O garoto tem contrato com o Peixe até 2014.


Durante um bate-papo com jornalistas, em um hotel na região do Anhembi, na zona norte de São Paulo, o presidente da Fifa foi bem claro ao falar sobre Neymar. O santista esteve na lista dos 23 candidatos a finalistas do prêmio Bola de Ouro, mas não está entre os três principais que disputarão o troféu (Messi, Iniesta e Cristiano Ronaldo).


neymar santos figueirense (Foto: Lucas Baptista / Agência Estado)Blatter lamenta que Neymar não tenha a mesma visibilidade no Brasil (Lucas Baptista / Agência Estado)


- É um fato infeliz para um jogador como o Neymar (não ter a mesma visibilidade que os jogadores da Europa). Ele teve uma excelente oportunidade nos Jogos Olímpicos, que foram fantásticos. Mas quem decide são os técnicos, diretores técnicos e a imprensa. Não é fácil, porque a concentração de estrelas se encontra na Europa. E o nome de Neymar, que é extraordinário, nem sempre vem à mente das pessoas - disse.


Blatter afirmou ainda que para um jogador que atua fora do Velho Continente a melhor chance de se mostrar para o mundo é em ano de Copa. Ou seja, de quatro em quatro anos. Mesmo com essa possibilidade é difícil desbancar algum atleta que atua na Europa. Todos os brasileiros que ganharam o prêmio até agora estavam jogando em clubes europeus à época da vitória (Romário, Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo e Kaká).


- O problema é que a Copa do Mundo é a cada quatro anos. E eu diria que essa é a melhor oportunidade para os jogadores de seleções serem apresentados ao mundo, porque o atleta não precisa de nenhum clube. Tem 18 jogos nas eliminatórias, Copa América... Mas a realidade do futebol se dá nas grandes ligas europeias. Felizmente ou infelizmente é essa a situação quando olhamos os nomeados para o prêmio deste ano.


Aos 20 anos, Neymar é o principal jogador do futebol brasileiro na atualidade. E também a maior estrela da Seleção. Ainda fica no Santos, ao que tudo indica, até a Copa do Mundo de 2014. Mas especula-se que no ano que vem alguns clubes europeus vão tentar investir pesado na contratação do garoto.