LANCEPRESS! - 28/11/2012 - 11:06 Santos (SP)
A temporada ainda não chegou ao fim para o Santos, mas o goleiro Rafael já faz questão de realizar o tradicional "balanço do ano" e traça planos de conquistas para 2013: o tetra do Paulistão, conquista inédito para a equipe santistas, e o Campeonato Brasileiro, que não aporta na Vila Belmiro desde 2004, desde a era Robinho e Diego.
O camisa 1 destaca positivamente o ano do centenário do clube, onde o Peixe conquistou o tri do Paulistão e a Recopa Sul-Americana, mas vê uma queda de rendimento em relação a 2011, onde, além do estadual, venceu a Libertadores da América. Para o próximo ano, ele promete retomar o histórico de sucessos pelo Alvinegro.
- Esta temporada foi boa, um pouco abaixo do ano passado, mas esperamos que ano que vem possamos brigar pelas competições. Espero ser tetra no Paulistão, que nenhuma equipe conseguiu, e entrar de cabeça no Brasileiro, já que esse time nunca conquistou essa competição - disse.
Além dos anseios pelo grupo para o próximo ano, ele traça uma meta pessoal a cumprir: retornar à Seleção Brasileira. Após boas partidas pela Amarelinha, o jogador não é convocado desde a preparação para a Olímpiada de Londres, em junho, onde lesionou cotovelo em treinamento. Com a saída do técnico Mano Menezes, no entanto, ele vê a oportunidade de voltar a atuar.
- Agradeço muito ao Mano (Menezes) pela primeira convocação, nada contra, primeiro treinador que tive oportunidade, mas por opção dele não voltei à equipe. Independente de quem for o novo técnico, espero voltar com tudo, que é meu sonho particular - completou.
Nesta temporada, sob as cores da equipe santista, Rafael atuou em 52 partidas, tendo sofrido 51 gols. Ao todo, são 160 jogos realizados e 173 tentos sofridos.