quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Santos bate recorde de cirurgias, mas Neymar fecha o ano ileso


Fellipe Lucena e Marcio Porto - 28/11/2012 - 06:00 Santos (SP)


Neymar - Treino do Santos (Foto: Ivan Storti)


A temporada 2012 está chegando ao fim e mais uma vez o atacante Neymar pode comemorar o fato de não ter perdido jogos por conta de lesão. Bem diferente do restante do elenco do Santos, que não tem o mesmo “corpo fechado” da Joia de 20 anos de idade.


Se Neymar nunca se machuca, não quer dizer que o departamento médico deixou de trabalhar. Este ano, oito jogadores tiveram de ser submetidos a algum tipo de cirurgia. É quase um time inteiro.


A maioria teve problemas graves e viraram desfalque para o técnico Muricy Ramalho em longo período. O caso mais emblemático é do zagueiro e capitão Edu Dracena, que operou o joelho esquerdo em julho e não jogou mais este ano.


Dracena está em fase final de recuperação da lesão e deve retornar ao time no início do Paulistão do ano que vem, situação semelhante à do lateral-esquerdo Léo, que operou o joelho direito.


O último a ir para a faca foi o volante Henrique, submetido a cirurgia para tratamento de pubalgia na última segunda-feira. O problema perseguiu o jogador nesta temporada e o obrigou a jogar no sacrifício.


– É muita falta de sorte. Ninguém quer se machucar, todos querem ficar aqui, e complica principalmente quem tem contrato curto, pois atrapalha para a renovação. E também nos atrapalha no campeonato, com muitos desfalques. Agora é torcer para todos recuperarem bem – analisou o goleiro Rafael, vítima de um problema no cotovelo que o tirou da Olimpíada de Londres.


Enquanto isso, novinho em folha, Neymar se reapresentou nesta terça-feira após cinco dias de folga, concedidos pelo clube. O atacante iniciou a preparação para o clássico contra o Palmeiras, no próximo sábado, sua despedida e do elenco da temporada 2012. Neste sentido, com a sorte de não ter sofrido como a maioria de seus companheiros. Zicados...


OS OPERADOS NO SANTOS


Edu Dracena

Passou por cirurgia no joelho esquerdo em julho, após se lesionar contra o Botafogo, na Vila Belmiro, e só volta a jogar no Paulistão do ano que vem.


Galhardo

Lateral-direito fraturou o dedinho do pé esquerdo em maio, contra o Sport, na Vila, e só voltou em outubro. Atualmente, está lesionado.


Fucile

Rompeu ligamentos do tornozelo esquerdo no dia 14 de abril, contra o Guaratinguetá, na Vila, e desde então está em recuperação.


Léo

Lateral-esquerdo operou o joelho direito na semana passada para amenizar dores que o incomodaram este ano. Volta em 2013.


Paulo Henrique

Lateral-esquerdo rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo em junho e desde então se recupera no CT.


Alison

Volante rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito em setembro, passou por cirurgia, e está em recuperação. Volta em 2013.


Henrique

Passou por cirurgia na última segunda-feira para tratamento de pubalgia, e deve ficar fora da estreia do time no Paulistão-2013, dia 20 de janeiro.


Ganso

Operou o joelho direito em maio e ficou menos de 20 dias em recuperação, voltando dia 13 de junho, contra o Corinthians, na Vila.


OS OPERADOS EM OUTROS CLUBES


Corinthians - É o que mais se aproxima do Peixe. Foram sete: Wallace, Dener, Paulo André, Zizao, Edenilson, Chicão e Guilherme Andrade


Palmeiras - Outro que sofreu com lesões. Seis foram operados: Fernandinho, Marcos Assunção, Tiago Real, Luan, Barcos e Wesley


Grêmio - Cinco: Fábio Aurélio, Julio Cesar, Kleber, Pará e Saimon


Flamengo - Quatro: Renato (duas vezes), Maldonado, Muralha e Airton


São Paulo - Três: Rogério Ceni, Wellington e Fabrício


Botafogo - Três: Marcelo Mattos, Lucas Zen e Matheus Menezes


Vasco - Três: Dedé, Tenório e Rodolfo


Fluminense - Dois: Thiago Neves e Leandro Euzébio


Inter - Dois: Kléber e Dátolo


Neymar: só três lesões na carreira


Neymar tem apenas três passagens pelo departamento médico na carreira, sendo só uma por problema muscular. Em 2010, a Joia sofreu um trauma no olho na primeira partida da decisão do Campeonato Paulista, contra o Santo André. Com dificuldades para enxergar, ficou fora do primeiro jogo contra o Atlético-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil, e só voltou no duelo de volta diante do Ramalhão. Ele chegou a treinar com um óculos protetor durante a semana, entrou em campo com o objeto, mas logo arremessou aos torcedores.


No mesmo ano, o camisa 11 ficou fora de um confronto com o Vitória, no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro, por causa de um edema na coxa direita.


Neste ano, ele precisou imobilizar o braço direito. A inflamação no local, porém, não o impediu de ir a campo nenhuma vez. Foi comum vê-lo com uma proteção no local nos jogos, mas sem limitações.


Submetido a grande maratona de jogos em 2012, Neymar foi alvo de preocupação da comissão técnica. Muito desgastado, chegou a perder 5% do peso.