quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Comissões técnicas dos times profissional e de base realizam trabalho de integração visando evolução de novas promessas


Se tem algo que é característico no Santos FC, é o futebol arte. E muito da magia dentro de campo dos 100 anos do Clube deve-se à revelação de talentos renomados no mundo da bola. Nas últimas temporadas foram Neymar, Robinho, PH Ganso, André, Rafael, Adriano, Felipe Anderson e muitos outros. Para manter o sucesso do time tricampeão da Libertadores da América, o trabalho de base e integração com o elenco profissional continua e é levado com seriedade pelos membros de todas as comissões técnicas do Alvinegro Praiano.


Para se ter uma ideia da preocupação do Santos FC em revelar novas joias, hoje o elenco principal do Peixe conta com 17 dos 36 jogadores da equipe, formados nas categorias de base do Clube.


Junto com o expressivo número de revelações, as equipes de base participam, semanalmente, de treinamentos com o time profissional, sob os olhares do técnico Muricy Ramalho. Este é mais um fator que beneficia a evolução e adaptação das futuras joias como jogadores de renome.


“Temos uma média de quatro treinamentos entre base e profissional por mês, seja com o time Sub-20 ou com o Sub-17. Também disponibilizamos ao time Sub-20, quando necessário, o campo de grama natural do profissional”, explica o gerente de futebol profissional, Nei Pandolfo.


E para o técnico Muricy Ramalho, esses treinos entre base e profissional são fundamentais para o amadurecimento desses jogadores e também para provar o real valor de cada um.


“Esses treinos são muito importantes para nós analisarmos cada jogador e saber como devemos trabalhar com eles. Não adianta só ficar ouvindo que esse ou aquele é um novo craque. Temos que ver. Se for bom, chamamos esses atletas para trabalharem com a gente e adquirir experiência”, afirma o treinador.


Outra preocupação de Muricy com a base está no planejamento de contratações. De acordo com o comandante santista, sempre há uma vaga em cada posição para um atleta vindo ‘de baixo’.


“Em nosso planejamento, se precisarmos contar com cinco zagueiros, por exemplo, uma vaga é do defensor da base, que no caso hoje é o Gustavo Henrique. Sempre trabalho com uma posição garantida para uma nova promessa”, ressalta.


Segundo Nei Pandolfo, mais um benefício das categorias de base está na estrutura. É o caso do grupo Sub-20, que vem utilizando o mesmo espaço disponibilizado aos profissionais durante a reta final do Paulista da categoria.


“Fora a utilização de um grande número de jogadores formados na base, a estrutura profissional também é utilizada pelas equipes de base. Em nosso CEPRAF do CT Rei Pelé, são realizadas avaliações isocinéticas, fisiológicas (CK), além de recuperação pós-jogos, como a utilização da piscina, sauna e banheiras”, explica.


Evolução nas decisões e presença constante na Seleção


Vale ressaltar também sobre o processo de integração e evolução dos jogadores durante o ano. Por exemplo, no time titular que venceu o São Paulo por 1 a 0, nesta quarta-feira (28), na Vila Belmiro, pela primeira partida da decisão do Paulistão Sub-20, sete atletas já atuaram ou treinaram entre os profissionais do Santos FC. São os casos do goleiro Gabriel Gasparotto, dos zagueiros Gustavo Henrique e Jubal, do lateral direito Douglas, dos meias Leandrinho e Pedro Castro e do atacante Geuvânio.


“O ganho desses jogadores nesse período com o profissional foi muito grande. Eles voltaram para nos ajudar com muita experiência, amadurecimento e agregaram qualidade individual para nossa equipe. Além disso, a confiança de todos aumenta. Isso fortalece a base em todos os sentidos”, disse o supervisor da categoria Sub-20, João Rosa Filho, conhecido como Joãozinho, ex-zagueiro do próprio Santos FC e campeão do Paulista de 1978.


Outro destaque ao longo da temporada está na participação de jogadores tanto do profissional, como dos Juniores, em convocações para a Seleção Brasileira Sub-20. Ao todo, são cinco: Felipe Anderson (chamado para o Sul-Americano da categoria), Victor Andrade, Gabriel Gasparotto, Diego Cardoso e Gustavo Henrique.


Junto com os 17 jogadores formados na base do Peixe, como são os casos de Neymar, André, Rafael, Felipe Anderson e Victor Andrade, há outros sete atletas revelados no Alvinegro Praiano que retornam de empréstimo no fim da atual temporada: Dimba, Breitner e Felipe (Náutico), Tiago Alves (Boa Esporte), Anderson Carvalho (Vissel Kobe-JAP), Rafael Caldeira (Bragantino) e Vinicius Simon (América-MG).


Jogadores que atuam constantemente pelo profissional revelados na base:


Neymar (atacante), Rafael (goleiro), André (atacante), Felipe Anderson (meia), Adriano (volante), Vladimir (goleiro), Victor Andrade (atacante), Crystian (lateral direito) e Alan Santos (volante)


Jogadores que atualmente jogam o Paulista Sub-20 com passagens pelo profissional:


Gabriel Gasparotto (goleiro), Douglas (lateral direito), Gustavo Henrique (zagueiro), Jubal, Emerson Palmieri (lateral esquerdo), Leandrinho (meia), Pedro Castro (meia) e Geuvânio (atacante)


Jogadores que já jogaram pelo profissional retornando de lesão:


Paulo Henrique (lateral esquerdo) e Alison (volante)


Jogadores convocados para Seleções de Base Sub-20 em 2012:


Gabriel Gasparotto (goleiro), Diego Cardoso (atacante), Victor Andrade (atacante), Felipe Anderson (meia) e Gustavo Henrique (zagueiro)


Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/santosfc

Facebook: www.facebook.com/santosfc

Youtube: www.youtube.com/santostvoficial

Flickr: www.flickr.com/santosfc

Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao