quinta-feira, 29 de novembro de 2012

'SporTV Repórter' faz balanço do ano de Neymar, o maior craque brasileiro


Em 2012, o craque Neymar fez jogadas espetaculares, foi aplaudido pela torcida adversária, alcançou a marca de celebridade mais disputada por anunciantes no Brasil e se consolidou como ídolo. Nem mesmo as derrotas na Libertadores, pelo Santos, e nos Jogos Olímpicos, com a seleção brasileira, abalaram o prestígio do craque paulista.


O "SporTV Repórter" faz um balanço do ano da maior estrela do futebol brasileiro em atividade, cujo sucesso teve início em 2010, quando o presidente do Santos, Luis Álvaro de Oliveira, traçou um plano de imagem para convencê-lo a ficar no país.


A estratégia do Peixe previa exatamente o cenário que se formou em 2012: Neymar se tornou ídolo nacional, se mostrou imprescindível para as vitórias do time e gerou um aumento de renda e de torcida para o Santos.


- Está aí o resultado, vinte por cento de aumento da torcida. Isso não existe! - analisa Luis Álvaro de Oliveira com empolgação.


Fora dos gramados, o garoto se tornou um fenômeno do marketing esportivo, atingindo o incrível número de onze patrocinadores. Para o consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi, Neymar é um retrato do Brasil de hoje, um país com uma econômia pungente, uma classe média que consome e quer ídolos.


muricy ramalho neymar santos treino (Foto: Sergio Neves / Agência Estado)Muricy Ramalho orienta Neymar durante treino do

Santos (Foto: Sergio Neves / Agência Estado)


- Você não encontra em outro atleta uma quantidade de valores intrínsecos à marca que você encontra nele. Por isso tantos patrocinadores têm interesse. O Neymar representa o novo movimento do marketing esportivo brasileiro, onde uma marca tão fortemente trabalhada e com tantos valores positivos pode ter uma gama enorme de patrocinadores - explica o consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi.


Não há quem não se encante com os dribles, as arrancadas e o jeito de quem gosta de jogar futebol. Principal arma do Santos e da seleção brasileira, Neymar comove atores e expectadores do universo da bola com o seu talento.


Muriciy Ramalho, treinador do craque no time paulista, revela se emocionar com o dom do menino e ousa afirmar nunca ter visto um jogador como o craque do Peixe.


- Já vi vários craques, mas nenhum como ele. Ele me deixa empolgado, não só nos jogos, mas todos os dias. Neymar me empolga a continuar no futebol. Fico muito emocionado em vê-lo jogar - confessa.


O programa "Neymar, o artista da bola" vai ao ar no próximo domingo, às 23h (horário de Brasília).