Como previsível, a volta do meia Paulo Henrique Ganso à Vila Belmiro, agora como jogador do São Paulo, incomodou muitos torcedores do Santos. Irritados pela maneira como o meia recusou as propostas para renovação com o Peixe, optando por aceitar a transferência para o rival Tricolor, alguns santistas montaram um boneco de espuma para ser "malhado", como se fosse um Judas, num bar próximo aos portões 1 e 2 da Vila Belmiro. Ele tinha os dizeres "Gan$o traíra", além de um emblema do São Paulo.
Boneco de Ganso é malhado por torcedores santistas perto da Vila (Foto: Marcos Ribolli)
Segundo Rafael Meta, um dos idealizadores do protesto, a manifestação foi organizada por meio de uma rede social. A ideia, de acordo com o torcedor, é que, pouco antes do jogo, seja feita uma espécie de "malhação ao Judas" no boneco.
- O protesto foi pensado durante a semana. Esperávamos por esse jogo desde setembro (quando Ganso foi negociado com o São Paulo, por R$ 23,9 milhões). A raiva da torcida estava muito grande. Acho que a preocupação maior é até mais com o Ganso do que com o São Paulo. E depois, vamos malhar o Judas, que é o que ele merece - diz Meta.
Vale lembrar que na entrevista coletiva que concedeu na última quinta-feira, o atacante Neymar pediu para que os torcedores santistas não promovessem manifestações contrárias a Ganso, dizendo que não iria se sentir bem em ver o amigo recebido de forma negativa na Vila Belmiro.
Torcedores santistas veem Ganso como "traíra" (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)