domingo, 24 de fevereiro de 2013

Muricy retoma formação tradicional, mas não descarta volta ao 4-5-1


A primeira experiência do técnico Muricy Ramalho com o 4-5-1 no Santos acabou não sendo das mais bem sucedidas: derrota por 3 a 1 para a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, com Neymar expulso. Neste domingo, às 18h30 (de Brasília), contra o XV de Piracicaba, na Vila Belmiro, pela nona rodada do Campeonato Paulista, o treinador vai retomar o tradicional 4-4-2, usado pela equipe desde o início da temporada. O que não significa, no entanto, que a formação testada em Campinas será esquecida.


Para Muricy, a ausência simultânea de Neymar e Miralles, dois homens de frente que têm como característica a velocidade, é um dos fatores que dificulta a repetição do esquema diante do XV. Além disso, o treinador do Peixe defende que o 4-5-1 (que pode retornar já no clássico do próximo final de semana, contra o Corinthians) deixa a equipe com mais tempo com a bola nos pés e permite que os meias tenham condições de apoiar o ataque.


Muricy Ramalho técnico Santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)Muricy não descarta voltar ao esquema 4-51 (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)


- É difícil fazer uma análise sobre o esquema que usamos contra a Ponte, já que acabou logo, com a expulsão do Neymar. Mas é uma formação na qual a gente tem mais a posse de bola e dá liberdade para o Cícero e o Montillo chegarem. Perdemos o Neymar e o Miralles, por uma infelicidade, ao mesmo tempo. Ele (Miralles) volta segunda aos treinos, está pegando ritmo de jogo. Mas no momento em que tivermos os atacantes à disposição, podemos jogar com diferentes variações - explicou.


Diante da Ponte Preta (já sem Miralles, que se recupera de um edema na coxa esquerda), Muricy levou a campo: Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Renê Júnior, Marcos Assunção, Cícero e Montillo; Neymar. Nesta formação, Renê cuida da marcação e Arouca e Assunção intercalam funções de ataque e defesa. Assim, Cícero (esquerda) e Montillo (direita) podem cuidar apenas da armação, aproximando-se de Neymar.


Já contra o XV de Piracicaba, Neymar dá lugar a André, e Giva fica com uma das vagas do meio-campo – provavelmente a de Assunção. No treino do último sábado, realizado com portões fechados, Muricy manteve Renê no time, com Arouca atuando como uma espécie de terceiro homem de meio quando com a posse de bola, próximo a Montillo e Cícero. O possível Peixe deste domingo terá Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Renê Júnior, Cícero e Montillo; Giva e André.