domingo, 24 de fevereiro de 2013

Ausência de Neymar derruba média de público na Vila Belmiro


Neymar Santos treino (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Ausência de Neymar derruba média de público na

Vila (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


A importância de Neymar para o Santos dentro de campo é inegável. Que o diga o baixo desempenho da equipe nas ocasiões que o atacante não pode atuar em 2012 (sem o camisa 11, o retrospecto santista no último Brasileirão foi digno de um time que brigaria contra o rebaixamento). Só que não é apenas do ponto de vista técnico a relevância do astro do Peixe. O craque é também decisivo na hora de atrair público a Vila Belmiro.


Do ano passado para cá, o estádio do Santos recebeu 29 jogos. Nas 21 vezes que Neymar esteve em campo, a Vila recebeu, em média, 10.563 pagantes (a Polícia Militar libera a entrada de cerca de 16 mil torcedores). Nas oito partidas das quais o camisa 11 não participou, no entanto, a média de público despencou para 5.852 – cerca de 45% a menos.


O detalhe é que mesmo nos jogos realizados na Vila Belmiro após a eliminação do Santos na Libertadores, os públicos registrados com Neymar em campo seguiram bem a frente daqueles dos jogos sem o camisa 11. Do empate por 2 a 2 com o Coritiba (primeiro embate depois do torneio sul-americano), até o 3 a 1 aplicado sobre o São Paulo, pelo Campeonato Paulista deste ano, foram nove partidas com o astro no gramado e uma média de público de 9.114 pagantes. Nas seis ocasiões que o atacante não atuou, porém, a média caiu para 6.240 torcedores/jogo.



Tenho a mais pura convicção de que o Neymar é uma atração, e faz diferença para qualquer espetáculo"


Odílio Rodrigues, vice do Santos



A consequência é que a renda por partida que o Santos arrecada nas vezes que Neymar se ausenta é bem menos significativa do que nas ocasiões que o atacante está em campo. Nos 21 jogos realizados na Vila nos quais o camisa 11 atuou, a bilheteria registrou uma renda média de R$ 307.203,00. Já nas oito partidas sem Neymar o valor médio arrecadado foi de R$ 107.467,00 - 65% a menos.


– Tenho a mais pura convicção de que o Neymar é uma atração, e faz diferença para qualquer espetáculo. Não só dentro de campo, mas fora, chamando público, divulgando o espetáculo. Não há dúvidas de que ele é um atrativo – reconheceu o vice-presidente do Peixe, Odílio Rodrigues.


Neste domingo, às 18h30 (de Brasília), o Santos não terá Neymar contra o XV de Piracicaba, em partida válida pela nona rodada do Paulistão, devido a expulsão do atacante na derrota por 3 a 1 para a Ponte Preta. A julgar pelo que se viu de 2012 para cá, a expectativa é de uma Vila bem mais vazia do que o torcedor está acostumado.


estádio Vila Belmiro jogo Santos (Foto: Marcelo Hazan)Vila Belmiro não tem recebido bons públicos na ausência de Neymar (Foto: Marcelo Hazan)