segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Reunião na CBF cancela rodadas de clássico estadual no fim do Brasileiro


O Campeonato Brasileiro não terá mais suas últimas rodadas destinadas aos clássicos estaduais. O modelo, utilizado nos últimos dois anos, foi um dos temas de uma reunião na tarde desta segunda-feira entre o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, e os presidentes dos 20 clubes da Série A na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Colocado em votação, a ideia foi desaprovada pela maioria dos votos e não fará mais parte da tabela nacional a partir deste ano.


- O Vasco votou a favor e houve um consenso de que não haja mais clássicos em sequência no fim do Brasileiro. Pode até acontecer um, mas não achamos produtivo como está. Então, isso acabou - explicou o presidente do Vasco, Roberto Dinamite.


Um dos motivos para a decisão foi devido ao maior policiamento necessário para cobrir dois jogos simultâneos na mesma cidade. O modelo com clássicos na reta final foi instituído pela CBF em 2011 para evitar que os jogos das últimas duas rodadas percam emoção quando um clube se tornar campeão antecipadamente. Além disso, evitar que uma equipe sem ambições no fim do torneio não leve a sério um jogo contra um postulante ao título ou a uma vaga na Libertadores.