domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sem Neymar, Santos tenta encerrar sequência ruim contra o XV


Muricy Ramalho técnico Santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)Santos de Muricy Ramalho vive fase ruim

(Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)


Há três meses, o Santos não sabia o que era ficar três jogos sem vencer. Da outra vez, a sequência negativa foi encerrada com goleada: 4 a 0 diante do Cruzeiro, em dia inspirado de Neymar. A diferença é que, desta vez, o astro santista, suspenso, não estará em campo para ajudar o Peixe no jogo deste domingo, às 18h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro. O rival, pela nona rodada do Campeonato Paulista, é o XV de Piracicaba, outro que busca a reabilitação, após somar apenas um ponto nas últimas duas vezes que foi a campo pelo Estadual.


Sem Neymar, o Santos de 2013 tem nova chance para mostrar ao torcedor que, diferentemente da equipe do ano passado, não é tão dependente do camisa 11. Na primeira vez que se viu sem seu principal jogador nesta temporada, o Alvinegro (que na ocasião, também não contou com Montillo e Arouca) penou para empatar em 2 a 2 com o Linense, em Lins. Desta vez, no entanto, o Peixe tem o fator-casa ao seu lado.



Foi na Vila que os comandados do técnico Muricy Ramalho venceram pela última vez sem o jogador (2 a 0 sobre o Vasco). Um retrospecto que motiva os santistas a retomar a disputa pelas primeiras posições do Paulistão - o time é o quinto com 14 pontos.


O canal PFC transmite o duelo ao vivo para todo o país, através do sistema de pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances da partida em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 18h.

header as escalações 2


Santos: Muricy vai retomar o esquema com dois atacantes. Com isso, Giva, campeão da Copinha, será testado ao lado de André, e a expectativa é de que deixe Assunção no banco. O provável Alvinegro: Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Renê Júnior, Cícero e Montillo; Giva e André.


XV de Piracicaba: o técnico Sérgio Guedes sacou o zagueiro e capitão Pedro Paulo e optou pela entrada de Cesinha, ex-Vasco. Sem Janílson, lesionado, Gustavo Goiano será titular pela primeira vez. Ele foi apresentado na quinta-feira e já vai para o jogo. A dúvida é no esquema tático: 4-4-2 ou 3-5-2. Se o zagueiro Glauber atuar, segue o 3-5-2. Caso Adilson Goiano seja o escolhido, o esquema será o 4-4-2. Assim, o time deve iniciar com: Bruno Fuso; Vinicius Bovi, Cesinha, Luiz Eduardo e Gustado Goiano; Adilson Goiano, Jairo, Diego Silva e Diguinho; Márcio Diogo e Paulinho.


quem esta fora (Foto: arte esporte)


Santos: Neymar (suspenso) e Miralles (edema na coxa esquerda).


XV de Piracicaba: o lateral-esquerdo Janílson está vetado pelos médicos por conta de desconforto muscular no adutor da coxa esquerda. Além dele, o meia Fabiano segue fora. Mesmo recuperado de trauma na costela, ele está sem ritmo de jogo. Já Jean Batista foi dispensado do Nhô Quim nesta semana..


header fique de olho 2


Santos: Giva. Decisivo nos títulos da Copa São Paulo e do Campeonato Paulista Sub-20 do ano passado, marcando os gols que sacramentaram os títulos para o Santos, o jovem, de 20 anos, fará seu primeiro jogo no time principal do Peixe. Muito elogiado por Muricy, é mais um garoto da base a ter uma oportunidade no elenco profissional alvinegro.


XV de Piracicaba: Diguinho. O meia é quem merece atenção especial dos defensores santistas. Camisa 10 do Nhô Quim, ele é rápido e habilidoso, conseguindo fazer boa transição entre os volantes e os atacantes do time piracicabano. Com ele em campo, o XV aumenta suas chances de conquistar um bom resultado fora de casa.


header o que eles disseram


André, atacante do Santos: Acho que o XV é um grande time. Nos jogos contra Ponte Preta e Paulista, pecamos. Mas na Vila Belmiro é diferente, e vamos querer reverter isso (sequência de resultados ruins). Temos de tirar o que fizemos de bom ou de errado, para melhorar lá na frente”.


Sérgio Guedes, técnico do XV de Piracicaba: Quando tem o Neymar em campo, o Santos joga em função dele, e quando não tem busca se portar mais no coletivo. Não tendo o Neymar é preciso dar importância aos outros jogadores e isso requer maior atenção”.


header números e curiosidades


* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia


* Santos e XV de Piracicaba se enfrentaram 34 vezes na Vila Belmiro pelo Campeonato Paulista, com 29 vitórias do Peixe e apenas 5 empates. Nos gols marcados, 89 a favor do Santos e apenas 14 a favor do XV.


* Na história do Paulistão, o XV conseguiu apenas 5 vitórias diante do Santos em 69 jogos, todas em Piracicaba: 1x0 em 1972; 2x1 em 1975; 2x0 em 76; 2x0 em 85 e 1x0 em 1990, gol de Gérson.


* Este é um confronto repleto de goleadas, todas a favor do Santos e sempre na era Pelé. O Peixe já derrotou o XV por 7x2 em 1961; 6x0 em 58; 6x1 em 61; 5x0 em 58 e 63 e 6x2 em 57 e 69. A média história de gols deste confronto é de 2.8 gols por jogo


header último confronto v2


XV de Piracicaba e Santos se enfrentaram na primeira rodada do Paulistão do ano passado, no Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba. Foi o primeiro confronto entre as duas equipes pelo Estadual depois de 17 anos. O Peixe, que foi a campo com reservas, saiu na frente aos 32 minutos do primeiro tempo, saiu na frente com gol de Alan Kardec. Nos acréscimos da etapa final, porém, André Cunha garantiu a igualdade ao Nhô Quim.